A origem dos samaritanos


II Reis 17: 24 – 41

 

Sempre que lia  a respeito dos samaritanos e dos judeus, chamava-me a atenção o fato de eles não se relacionarem pacíficamente, porém não entendia porque era assim, até que me propus  buscar os motivos desta animosidade entre estes povos, uma vez que, apesar de não terem uma comunhão, ocupam o mesmo território.

 

Israel, naqueles dias, vinha pecando conforme o rei Jeroboão os havia ensinado, e de seus ensinamentos em nada se desviavam ( II Reis 17: 22 ), até que o Senhor  tirou Israel de suas terras e os enviou deportados para a Assíria , e de lá da Assíria trouxe gente da Babilônia, de Cuta, de Ava, de Hamate e de Sefarvain e os fez habitar em Samaria no lugar de Israel.

 

Estes povos temiam ao Senhor como o Deus que poderia eliminá-los quando bem quisesse, mas não temiam ao Senhor para serví-lo. Diz o verso 33 que : ” temiam ao Senhor mas também serviam a seus próprios deuses, segundo o costume das nações dentre as quais tinhas sido transportados.”

 

Hoje em nossos dias podemos perceber perfeitamente esta situação ocorrendo dentro da ” Samaria” que temos dentro de  cada um de nós individualmente. Espiritualmente ocorre isto todos os dias, na verdade não queríamos, mas infelizmente o fazemos em nosso coração ( Rm 7 : 18 ).

 

Deixamos os nossos ” deuses “, ou seja, os nossos interesses, interferirem em nossa relação com Deus. Toda vez que deixamos de termos um tempo de  comunhão com o Senhor para em lugar desse tempo, tratarmos de nossos interesses, praticamos o mesmo modo de agir destes povos que ocuparam a Samaria, ou seja, sabemos que Deus é Deus, mas temos mais o que fazer. Deixamos de lado inclusive a ocupação de conhecermos mais ao Senhor, de ouvi-lo, de aprender aquilo que agrada o Seu coração.

 

Conhecendo estas coisas, não fica difícil de entender porque existe uma inimizade entre Samaritanos e Judeus. Primeiro: os Samaritanos não são da terra dos judeus. Segundo: os religiosos judeus jamais aceitariam os samaritanos  pagãos ocupando o território que Deus lhes havia dado e sobretudo cultuando a deuses estranhos.

 

Olhando para nós nos dias de hoje, é como se vivessemos esta passagem na sua íntegra. Alguém poderá dizer:” eu não, comigo é diferente, sirvo o Senhor em tempo integral”, até pode ser que seja verdade, mas o Senhor que sonda os nossos corações e nos prova, sabe até que ponto somos judeus, e a partir da onde somos samaritanos. A verdade é que ainda temos estas “nações” estranhas co-habitando dentro de nós, por mais que queiramos dizer o contrário, estamos ainda em processo de libertação. Por mais justos que venhamos a ser, ainda assim, os ” samaritanos “estão ativos em nossos corações.

 

A prova disto é que ao sermos provados por Deus, revelamos um comportamento inexperado, trazendo à tona valores e “cultos”  à nossa razão. Quem é que ao ouvir algum comentário reprovador a  respeito de seu filho, não explode em ataque  ao ” ofensor ” ? o que a palavra diz é que : ” O Senhor pelejará por vós, e vós calareis ” ( Êx  14 :14 ). Quem é que ao ser ” fechado ” no trânsito enquanto dirije, não explode em ofensas ao motorista imprudente  ?   O que a palavra diz é que:” Na verdade já é realmente uma falta entre vós terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis antes a injustiça ? Por que não sofreis antes o dano ? ” (I Cor 6 : 7 ). Quem é que ao cometer um erro passivo de punição, e tendo a oportunidade de ocultar o erro para não sofrer o prejuízo, se declara culpado ? O que a palvra diz é que: ” Não sabeis vós que os injustos não hão e herdar o reino de Deus ? Não erreis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarenteos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores heradarão o reino de Deus.” ( I Cor 6: 9, 10 ).

 

Como vemos, muitas são as manifestações ” samaritanas ” em nós. O senhor ao seu tempo corrijirá a todos nós segundo as nossas fraquezas.

About these ads

9 Respostas

  1. Grande é Senhor dos Exércitos, que pela sua graça nos concede dons e vasos para que possamos compreender sua palavra.

  2. Gostei muito da mensagem, enriqueceu um pouco mais o meu conhecimneto

  3. POr mais que agradecemos a Deus, ainda muito pouco por aquilo que fez por nós. Somos pela fe salvo por Cristo Jesus.

  4. […] A origem dos samaritanos março, 2008 3 comentários […]

  5. achei muito interressante o seu artigo, e a nossa realidade, se não buscarmos a santificação não teremos como nos livrar de nossos deuses, que diariamente erguemos na nossa caminhada, e ainda temos coragem de criticar os idolatras de santos de barro. que DEUS tenha misericórdia de nossas vidas.

  6. obrigado, Irmão tive aqui a buscar a origem dos samaritanos mas valeu ainda mais lição tirada…. Na verdade ainda temos muitos samaritanos nos nossos corações. QUE DEUS NOS AJUDE A SAIR DESTE.

  7. homem de Deus, há tanto tempo tenho lido a palavra e não tinha entendido bem esta rivalidade e agora entendi, graças a Deus por sua vida, que Deus ti preserve para que possas honrar o nome do Senhor nesta terra ensinando os filhos de Deus a observar a palavra de Deus!!! que Deus ti abençoe!!!

  8. obrigado,Deus te abençoe muito e aprimore os seus conhecimentos, me ajudou muito…

  9. Gostei, realmente muito bom!
    Pb. Edison – SC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: