O machado emprestado


II Reis 6 : 1-7

 

 

 

 

O seu machado é emprestado?

  

machado flutuando

 

  

Mas de que machado estou falando? Vamos analizar na palavra que machado é este.

 

Os filhos dos profetas habitavam em um lugar onde estavam de contínuo diante de Eliseu, e isto era para eles sufocante, pois sempre estavam a sombra de Eliseu, o fato de desejarem ter um lugar somente para sí, onde pudessem ter oportunidade de se expressarem, mostrava uma insatisfação na habitação em comum que tinham com Eliseu.

 

A fim de edificarem sua casa, desceram até o  rio Jordão, fazendo questão da companhia de Eliseu para que não se caracteriza-se uma rebelião, pelo fato de estarem se apartando da habitação de Eliseu.

 

Ali chegando, tomaram os machados e começaram a cortar as toras, e de repente o ferro do machado se desprendeu do cabo e foi parar dentro do rio( vs 5 ). O desespero foi grande pois o machado não pertencia a quem o impunhava. Ali naquela hora eles perceberam que precisavam de Eliseu. E aprenderam que o machado tem que ser pessoal.

 

O machado representa a palavra, em Mateus 3:10 diz ” e também agora, o machado está posto a raiz das árvores; toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo.”

Neste trecho de Mateus , bem como no trecho de II Reis 6 , o machado é o mesmo, ou seja, Cristo é o machado, nele está o poder de cortar, em João 15 há também a passagem do agricultor que também tinha a função de podar ou cortar fora os ramos que não produzissem bons frutos. Então podemos dizer que o machado é também a palavra.

 

Naqueles dias o machado era uma ferramenta de um certo valor, não era qualquer pessoa que dispunha de tal ferramenta, portanto era algo difícil de se obter, eis porque o machado era emprestado.

 


Hoje muitas pessoas querem edificar, construir, realizar grandes projetos e sonhos, mas sem irem a Cristo. Desejam que outros o façam por elas, porém, não querem fazer coisas em que sejam tomadas em desobediência, ou em pecado, diante de Deus, para tanto, tomam a palavra , ou seja, o machado  emprestado.

 

Tomar emprestado a palavra é não ter a propriedade da palavra, é não ter o direito, ou ainda, a intimidade com Cristo. Outra passagem que vemos algo parecido, está em Atos 19 : 13-16 , onde os filhos de Ceva tentavam ganhar notoriedade expulsando espíritos demoníacos usando o nome de Cristo a quem Paulo pregava. Normalmente vemos o fim de histórias como as dos filhos de Ceva, terminarem como terminou a destes sete rapazes que queriam se apropriar de algo que não tinham direito nem sorte. A palavra é algo que precisa de busca, de intimidade, de fé, de vivência ou experiência, a fim de tê-la como parte de nós. Diferente do que alguns pensam que pagando um preço em dinheiro como o fez Simão, o encantador, em Atos 8 : 18, não é este o preço que se paga para para ter Cristo manifesto em nossas vidas. Mas sim um preço de abnegação do nosso viver em favor do viver de Cristo.

 

Só assim é que pode-se experimentar a Cristo de uma forma genuína, autêntica e verdadeiramente eficaz, sem os receios de perder aquilo que não é meu.

 

Por que ao lançar a madeira sobre o rio o machado flutuou ? O que tinha de tão especial aquele pedaço de madeira ? O que significa este ato de Eliseu ?

 

Quando Eliseu lança a madeira sobre o local onde o ferro do machado afundou, ele na verdade está lançando ali o “tipo” de Cristo crucificado. O pedaço de madeira lançado por Eliseu representa a Cristo; isto se dá da seguinte forma: O que Eliseu na verdade fez foi representar o sacrificio de Cristo, Eliseu ofereceu o sacrificio de Cristo na cruz ali naquele lugar onde se havia perdido o bem precioso para aquele homem. Ele ofertou a Cristo em lugar do bem perdido, tal como o fez Deus oferecendo a Cristo em nosso lugar ali na Cruz. O sacrifício de Cristo nos fez emergir das trevas onde nos encontravamos perdidos.

Encontramos no Velho Testamento muitos anúncios do que Cristo faria por nós, basta lermos trechos como este, com os olhos querendo ver Cristo. Peça ao Senhor que Ele lhe dê olhos para ver o Senhor Jesus em todos os caminhos. Garanto a você que de maneira nenhuma seu “machado” será emprestado, mas pelo contrário, será seu com propriedade.

Se aposse deste rico e valioso instrumento que é a palavra de Deus o quanto antes. Ele está a sua disposição.

About these ads

13 Respostas

  1. Obrigado por tudo!!!!!
    Envia-me mensagens como esta!
    Thiago Pimenta

  2. maravilhosa explanação! que Deus continue abençoando-nos com ricas palavras como estas.

  3. Que mensagen linda!
    Que Deus possa abençoar a todos vocês..
    Me mandem mensagem como essas..

    um forte abraço!

    Naquele que nos alistou..

  4. É verdade não podemos trabalhar com ferramentas emprestadas . temos que adquirir as nossas proprias ferramentas.

  5. logo no começo ouve um comentário sobre uma contenda entre elizeu e seus seguidores, gostaria de saber mais sobre isso.

  6. posso dizer que esta ferramenta de tão preciosa que era na quela época, oservente de ires acabou perdendo oque era emprestado, hoje muitas vidas vidas que são preciosas para cristo estão se perdendo mais como prova sempre existe um homem de Deus que esta para lançar a palavra de cristo sobre as agua e fazer submergir, das profundezas o que e de mais precioso as vidas… sou ministro do senhor e minha missão e ganhar almas para o reino de Deus, sou tiago gomes tel; (79) 88083898

  7. A reflexao sobre o machado emprestado ta perfeita para ensinar o crente a nao querer viver so da fé e das experiencias dos outros.Deus quer se relacionar com todos individualmente. a paz pra vcs.Aguardo novas mensagems.

  8. [...] mensagens O machado emprestadoLeviatã, um inimigo mais próximo do que [...]

  9. izidro!!! achei que seu estudo começou muiiito bom, mas não querendo ser critico acho que a finalização não seria essa.
    eu prefiro entender que aquele momento era um machado mesmo, e não a palavra! portanto acredito que o ferro sendo perdido na agua mostra oque um Homem cheio do Espirito santo é capaz de fazer !!
    Elizeu era um Homen cheio do Espito santo isso nos da a certeza de coisas que se tornam problemas para nós o Homem cheio do Espirito santo pode resouver!!( mas não questiono sua revelação!! abraços)

    • Edilson! A graça e a paz do Senhor Jesus seja contigo, quero te agradecer o comentario e dizer que sua participação é muito especial neste blog.

      Quanto a revelação, realmente o machado foi um machado e flutuou na agua sem duvida nenhuma.
      Mas se eu ressaltar o fato apenas pela ótica natural, perdemos a ótica espiritual. De forma nenhuma quero dizer que o natural não é uma manifestação de Deus, mas que o significado deste milagre é muito maior que o fato em sí, isto também é inegável. Por isto o enfoque foi no que o milagre significa para nós hoje, em como ele se aplica e como ele é real ainda hoje em nossas vidas. João 6: 63 diz que as ” as minhas palavras são espirito e vida” e assim seguindo esta visão, busco compartilhar a revelação espiritual da palavra de Deus.

      Mas em momento algum desfaço do relato tal como está escrito.
      Deus o abençoe ricamente.

  10. Estudo Maravilhoso!!! me edificou muito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: