Leviatã um inimigo mais próximo do que imaginamos ( parte III)


 

Enfim chegamos a última parte desta série.

Tudo o que foi publicado  até aqui e neste artigo inclusive, não é de maneira nenhuma o tudo que se pode falar sobre este assunto, mas creio que o mais, o próprio Deus lhes revelará se cada um que lê este artigo, buscar em Deus.

Tenho percebido que quando se busca informação sobre o leviatã, no primeiro momento as informações desejadas  são aquelas que possam trazer a imagem do leviatã. Na verdade não há nada de errado com isto, o que me chama a atenção é que haja um saciar da curiosidade sobre este ser bíblico, simplesmente com a informação da imagem, não havendo preocupação com o que significa, o que implica,  o que atinge a vida de cada um,  poucos são os que estão se importando com o que Deus deseja dizer com tudo aquilo no capítulo 41 de Jó,  pois tudo o que esta escrito na bíblia, está escrito com uma intenção. E esta intenção de Deus é nos revelar quem Ele é,  e  quem  somos.

O leviatã é um ser que simboliza muitos comportamentos humanos.  O próprio leviatã é o tipo de Satanás, quando digo “tipo” , quero dizer: figura, imagem.

 

Seguindo estes princípios, vamos analisar como se comporta o leviatã, como ele vê as pessoas, como se relaciona com elas, e o que pretende com elas.

 Vamos seguir verso a verso aquilo que Deus nos tem revelado:

O verso 10  nos fala: ” Ninguém há tão feroz que  se atreva a despertá-lo. Quem pois é capaz de erguer-se contra mim ? ”  Este verso quando o li pela primeira vez , não o entendi, lutei muito para compreênde-lo, e pedi ao Senhor que me mostra-se do que Ele estava falando.

Foi quando o Senhor me mostrou um pouco do leviatã em mim mesmo.  É claro que quando nos confrontamos com nossa própria imagem negativa, inconscientemente nos tornamos resistentes a revelação que Deus está a nos mostrar. O verso 10 está a dizer que não há quem se levante contra o leviatã que está bem acomodado em nós, e contra ele não mechemos uma só palha, mas para nos levantar contra Deus, reclamarmos de sua justiça, de sua obra, dos líderes que temos, da Sua sabedoria, do seu plano … enfim, para reclamarmos de Deus, não nos falta motivos. Não quero dizer que fazemos isto constantemente, mas com certeza já fizemos alguma vez, se é que não estamos a fazer neste momento. Pois para  confrontar o leviatã não há voluntários, mas para se levantar contra Deus, sempre existem uns atrevidos.

Precisamos muito da misericórdia de Deus.  E glória a Deus  que sua  misericórdia ele nos concede todas as manhãs. ( Lm 3 : 23 – 24 ).

 

O verso 11 nos diz: ” Quem primeiro me deu para que eu tenha que retribuir-lhe ?  Tudo que está debaixo do céu é meu. ”  Isto apenas confirma  o verso 10 no que diz respeito a cobrança , a arrogância com que muitas vezes nos chegamos a Deus.  Deus não nos deve nada, nunca tivemos nada para dar-lhe que ele já  não o tivesse antes de termos nascido.

Mas a misericórdia de Deus é muito grande, no verso 12 ele por amor segue revelando a força do leviatã. Permitindo assim que nós hoje pudessemos compreender  a astúcia de Satanás e dela nos desviar. Se Deus não nos amasse, não nos revelaria nada, e deixaria que fôssemos destruídos por Satanás.

Os verso de 13 a 17 relatam um poderio tremendo deste ser.  A forma como o leviatã é revestido é realmente impressionante, muitas vezes não percebemos como Deus se esforça para penetrar em nós. Como Deus se esforça para romper a couraça que envolve nossa mente velha e caída, nosso coração duro e enganoso. Não percebemos mesmo que nos opomos a todos que Deus usa para nos falar, para contatar conosco, pois sempre achamos que não é conosco que Deus está a falar, e que ” é uma verdadeira “pena” que o irmão “fulano” não esteja ali conosco para ouvir o foi dito da parte de Deus ” , ” sim porque ,para nós não foi dito tudo o que doi dito” . Parece irônico, mas é  o que lamentávemente muitas vezes acontece.

 Os versos 15, 16 e 17 falam sobre o orgulho que o leviatã tem, instrasnponível, duro e impenetrável.

Os versos 18 a 21 falam de uma aparencia fantástica e sedutora. Pois muitos são os que ao verem se impresionam e veneram o poder que  o leviatã faz as pessoas sentirem, no primeiro instante, é um orgulho ser como, agir como, pensar como o Leviatã, pois sendo assim, as outras pessoas se curvam a nós. O leviatã dá esta imagem de poder e engana terrívelmente aos que ele assim seduz. Não se engane irmão, o fim do Leviatã é a destruição.

Não se engane meu irmão, ao ver alguém que pela sua arrogância e desprezo pelos outros, se mantem no poder e dele desfruta pisoteando os que estão a sua volta, esse tal expressa o leviatã em sua máxima totalidade.

 

O verso 22 fala que no seu pescoço reside a força, lembro-me daquela passagem em que Deus fala de seu povo os chamando de homens de dura cerviz ( de cervical  Atos 7 : 51 ) homems que não curvavam a cabeça, ou seja, que não se humilhavam. Este comportamento do leviatã desperta em todos o desespero, pois não há a menor possibilidade de negociação com o leviatã,  sua vontade e planos são intocáveis, fazendo com que as pessoas percebam que não há como conciliar qualquer coisa que seja.

 

O verso 23 fala da resistência , dureza de sua carne, ou seja, o leviatã  não é facilmente tocado pela dor. (emocional)

o verso 24 confirma o verso 23 , e salienta mais um ponto: O peito, este inegávelmente símbolo do orgulho, um peito duro é como muitas vezes ouvimos : ” peito estufado” ou seja, expressão usada para se referir a alguém que  é soberbo.

O  verso 25 fala do medo que ele impõe até mesmo nos mais corajosos. Uma coisa interessante que me chama a atenção é que parece um tanto contraditório que os valentes se debandem diante do leviatã, mas uma coisa é certa, quando Deus revela ao valente a imagem interior que este mesmo homem tem, não há quem resista, porque não há valente que resista a uma imagem interior que é dominada pelo leviatã. Este homem pode não temer nada nem ninguém, mas quando Deus revela ao homem  o  seu próprio interior, este homem se estremece.

 Os versos 26 a 29  falam  do deboche e desprezo que o leviatã tem pelos esforços humanos de combatê-lo. Não perca seu tempo tentando ajuda de psiquiatras, ou em livros de auto ajuda, ou correntes de orações intermináveis,  pois não é isto que liberta, o que liberta é a palavra de Deus, é ela quem revela o inimigo, é a palavra de Deus que cura, pois é a através da palavra que Deus me revela quem tenho sido, e consequentemente, confesso meu pecado e me arrependo. Não há outra forma de ser livre.

É pela confissão que sou perdoado. Mas como vou confessar algo que não conheço ?  Que não tenho a menor idéia de que exista dentro de mim ?

A palavra de Deus diz em Os 4 : 6  ” O meu povo é destruído porque lhe falta o conhecimento……” , e é nesta condição que o leviatã perdura, na falta de conhecimento. A medida que  somos iluminados pela palavra de Deus somos libertados do poder de Satanás.

 

O  verso 30 fala do poder de destruição que tem sobre aqueles a quem  já destruiu.  Debulhando-os como quem debulha milho, e deixando-os na lama, lama esta que simboliza a derrota de um pecador.

Os versos 31 e 32 falam do engano que ele provoca , ele faz parecer que as trevas são luz, e muitos são levados a crer neste engôdo que Satanás lança sobre os desavisados.

 

O verso 33 fala que o leviatã não tem medo. Ele é o próprio medo, a insegurança,  a dúvida,  a instabilidade.

E  por fim o verso 34 diz que ele despreza toda a altivez pois acima dele não pode haver ninguém, e que ele é rei sobre todos os orgulhosos. Se nosso orgulho tem nos posto acima dos outros, e nos feito pensar que somos melhores do que qualquer um, já estamos permitindo o leviatã se manifestar em nós.

 

Irmãos queridos espero que o Senhor possa lhes acrescentar muito mais do que pude compartilhar com vocês nesta série. Como disse no início, há muito mais ainda a ser dito, incentivo aos irmão que busquem no Senhor e que também possam acrescentar a mim, pois todos nós precisamos do Senhor para vencer o leviatã que teima em habitar em nós. Só Cristo pode vencê-lo .

 

Encorajo os irmãos com o verso que se encontra em Isaías 27 : 1 ” Naquele dia o Senhor castigará com sua espada, a sua grande e forte espada, o leviatã, a serpente deslizante, e matará o dragão que está no mar. ”  Glória a Deus, O Senhor seja louvado para todo sempre.

About these ads

33 Respostas

  1. gostei muito sobre tudo que li me ajudou bastante

    • A Paz do SENHOR JESUS, gostaria de comentar , que vc.comentou que não tem formação teologica, e te digo que realmente vc. nãotem, porque ,porque vc. tem informação do alto,revelaçao pura do DEUS de isrrael,graças A DEUS por vc. e por nós. ALELUIA…

  2. POR FAVOR ME MANDEM A I E II PARTE DO ESTUDO SOBRE LEVIATÃ…AGRADEÇO…DEUS OS ABENÇOE!!!

  3. O Senhor me mostrou sobre leviata e desde entao estou pesquisando sobre ele,foi muito bom ter visto esse estudo e sei que o Senhor tem muito mais a acrescentar a sua vida,queria te fazer uma pergunta.
    leviata pode ser um principado,pois ele obtem muita forca e o orgulho,medo e etc…sao demonios que estao sobre o controle dele,espero sua resposta,gostaria muito que vc pudesse me dizer se minha duvida e certa ou errada,obrigado mesmo pelo estudo que a paz do Senhor possa habitar na sua vida todos os dias,xauz

  4. Tambem gostaria de saber se vc observou o outro monstro que o Senhor fala no livro de Jo 40:15 ate o final do capitulo,vc teria algo a falar dele? se sim por favor entre em contato comigo no meu msn beijos,paz.

    • A paz Elisa

      Respondendo a sua pergunta: o leviatã pode ser visto em muitos sentidos, vê-lo como um principado não representa um erro, depende apenas de onde se entende o campo de batalha ou ação deste principado, o erro de entender o leviatã como um principado é de pensar nele como sendo uma força distante e não presente. O que eu quero dizer é que esta figura do leviatã e tudo mais que ela representa só existe dentro do ser humano, pode ela até não estar ativa, mas existe dentro de cada um de nós.
      Um dia destes eu conversava com uma irmã e ela me dizia que era uma pessoa boa, e que não entendia porque sofria tanto. Lembrei a ela que o próprio Jesus em Marcos 10:18 quando chamado de Bom, advertiu ao discípulo de que Bom só havia um que é Deus. Nós não somos bons, temos um “princípio” de bondade em nós, mas não a essência. Prova disto é que nós não matamos simplesmente porque a princípio não queremos, mas que temos essa capacidade, ah isto temos, não é atoa de que muitas pessoas todos os dias se vêem enroladas com a justiça por terem cometido um homicidio o qual não queriam ter feito, mas em condições totalmente anormais acabaram cometendo este erro. Por isso não podemos julgar ninguém, o que eu achei reprovavel em meu irmão, pode muito bem se dar comigo também.
      Quem é que faz agirmos fora de nós, fazendo coisas as quais jamais pensamos? é o Leviatã que habita dentro de nós. A verdade é que temos a natureza do pecado em nós, porém lutamos contra ela e a rejeitamos.
      Só Cristo pode vencer o Leviatã que habita em nós.
      Voltando a sua pergunta. O Leviatã pode ser sim um principado, porém, com uma atuação dentro de nossa alma.

    • Ola Elisa

      Este outro monstro de que fala o capitulo 40 : 15 o Beemote ( hipopotamo ) representa a mesma natureza de rebelião e oposição a Deus que vimos no Leviatã, porém com uma caracteristica diferente, ao contrário da voracidade do Leviatã, a resistência e oposição do Beemote se dá de maneira pacata, mas na essência é a mesma verificada no Leviatã, isto pode ser entendido da seguinte maneira: Lembra da parabola do filho prodigo? Lucas 15:11. Pois bem, olha nesta parábola e veja: um filho que se rebela contra o pai e abandona a casa, esse filho de forma arrogante manifesta seu rompante e se vai (influência de Leviatã). o outro parecia pacato e acomodado até o dia que não deu para aguentar mais, e após a forma amorosa que o irmão fora recebido em sua volta, se irou e manifestou rebelião contra o pai ( essa manifestação caracterisitca do beemote, ou seja, aguenta, suporta, acumula até que explode).

      Vê ? não importa a nossa personalidade, se somos explosivos ou calmos, a resistência contra Deus pode ser manifesta de uma ou outra forma, o que precisamos é de pedir a Jesus, que Ele vença em nós e por nós esta natureza do pecado que recebemos lá no Éden.

      Se você quiser poderemos falar mais em outra oportunidade, espero ter ajudado a irmã, sei que não é fácil, mas é isto a verdade. Precisamos combater o mal dentro de nós.

  5. Sobre o assunto que você escreveu é muito esclarecedor, mas esqueceu de algo.
    O que está escrito na Bíblia é o que aconteceu ontem, acontece hoje e acontecerá amanhã.
    POr muitos dias andei pesquisando na net, com as pessoas e na própia Bíblia… Enfim, cheguei a uma conclusão. Pois é, Leviatâ era um dinossauro… Claro que a Bíblia não descreve a palavra ” Dinossauro”, pois essa frase ou palavra foi criada há um pouco mais de 150 anos, e a Bíblia é milenar. Há vários relatos sobre esse e outros seres na própria Bíblia. Mas Leviatã causava horrores, por isso Deus enviou Behemoth para matá-lo, os dois morreram, mas Behemoth saiu vitorioso por cumprir sua missão.
    O Livro de Jó, capítulos 40 e 41, aponta a imagem mais impressionante do Leviatã, descrevendo-o como o maior (ou o mais poderoso) dos monstros aquáticos. No diálogo entre Deus e Jó, o primeiro procede a uma série de indagações que revelam as características do monstro, tais como “ninguém é bastante ousado para provocá-lo; quem o resistiria face a face? Quem pôde afrontá-lo e sair com vida debaixo de toda a extensão do céu? ….Quem lhe abriu os dois batentes da goela, em que seus dentes fazem reinar o terror?…… Quando se levanta, tremem as ondas do mar, as vagas do mar se afastam. Se uma espada o toca, ela não resiste, nem a lança, nem a azagaia, nem o dardo. O ferro para ele é palha, o bronze pau podre”

    18 Cada um dos seus espirros faz resplandecer a luz, e os seus olhos são como as pálpebras da alva. 19 Da sua boca saem tochas; faíscas de fogo saltam dela. 20 Das suas narinas procede fumaça, como de uma panela fervente, ou de uma grande caldeira. 21 O seu hálito faz incender os carvões; e da sua boca sai chama.

    Deixo relatado que Leviatã é um Dragão como se segue nos versos acima relatados

    E tem mais: William Blake escreveu:

    “Debaixo de nós nada mais se via senão uma tempestade negra, até que, olhando para oriente, entre as nuvens e as vagas, divisamos uma cascata de sangue misturado com fogo, e próximo de nós emergiu e afundou-se de novo o vulto escamoso de uma serpente volumosa. Por fim, a três graus de distância, na direcção do oriente, apareceu sobre as ondas uma crista incendiada: lentamente elevou-se como um recife de ouro, até avistarmos dois globos de fogo carmesim, dos quais o mar se escapa em nuvens de fumo. Vimos então que se tratava da cabeça do Leviatã a sua fronte, tal como a do tigre, era sulcada por listras de verde e púrpura. Em breve vimos a boca e as guelras pendendo sobre a espuma enfurecida, tingindo o negro abismo com raios de sangue, avançando para nós com toda a fúria de uma existência espiritual.”

    FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Leviat%C3%A3_(monstro)

  6. Não gostei como fui tratado nesta website…
    Parece que nós não temos mais a livre expressão.
    Escrevii há poucos dias sobre Leviatâ, neste mesmo site, e vocês me ignoraram e apagaram a mensagem com a minha opinião….
    Tá parecendo que somente uma pessoa neste site sabe melhor que todos sobre a Bíblia, discutir e debater sobre a Bíblia exclarece muitas coisas.
    E é otimo para nossas mentes…
    Abraços e espero que vc não faça com outras pessoas com o que fizeram comigo.
    Fiquem todos com Deus.

  7. Que vergonha…
    Deus não se agrada disso…

    • Olá Marcelo

      Gostaria de lhe informar que este site não discrimina ninguém, nem por doutrina nem por opiniões diferentes, evidentemente que comentários ofensivos ou obscenos não serão publicados por razões óbvias, o que não foi o caso do seu primeiro comentário, nem mesmo dos outros dois comentários que se seguiram. Aliás este mal entendido, poderia ter sido resolvido sem exaltações se você tão somente questionasse o porque de não ter sido publicado o seu primeiro comentário, não se fazendo nescessário julgamentos precipitados a meu respeito pelo fato da omissão de sua opnião. Quero antes dizer-lhe, que existem alguns comentários publicados em outros artigos aqui neste mesmo site, que não concordam em nada com as coisas que aqui se escrevem, e nem por isto, foram deletados. Graças ao seu manifesto de descontentamento, pudemos perceber o erro e resgatar seu comentário que já se encontra publicado juntamente com os outros dois que se seguem, sem qualquer omissão.

      O motivo que levou a exclusão indevida de seu comentário foi a invasão de um virus em minha máquina, o que pôs comandos básicos como: um clique do mouse, tornar-se duplo sem o conhecimento de quem operou. Talves você não saiba, mas vou lhe explicar como se procede a aprovação de um comentário: Depois de lido, o comentário traz logo abaixo do texto que você escreveu as seguintes opções: Aprovar | Responder | Edição rápida | Editar | History | Spam | Lixeira , quando um comentário é aprovado, automaticamente as opções abaixo do texto mudam para a seguinte composição : Rejeitar | Responder | Edição rápida | Editar | History | Spam | Lixeira , por conta do vírus, o mouse duplicou o clique, sobre a mesma opção de “Aprovar”, o que levou a rejeitar o mesmo comentário logo em seguida, e isto não detectamos até que o mesmo vírus trancasse todo o computador, que teve sua formatação realizada no dia de ontem 02/02/2011, e hoje estamos retomando os cuidados com as pendências que se acumularam. Como vê, não foi algo premeditado, mas para que não fique qualquer dúvida de minha integridade e transparência na administração deste site, seguem publicados os dois outros comentários que você enviou. Lamentando pelo mal entendido, e confiante em sua compreensão, torno público este ocorrido e seus desdobramentos juntamente com as devidas explicações, e esperançoso me faço de que tais problemas não mais se repitam. Como se vê o problema não foi nem de administração, nem do servidor hospedeiro deste site.

      Certo de sua compreensão, agradeço desde já a sua participação, e reafirmo que participações futuras receberão o mesmo tratamento que dispenso a todos que visitam e se manifestam neste site.

      A graça e a paz de Cristo Jesus.

  8. Obrigado Deus por eu ter encontrado esse site, e ter recebido a benção de tantos esclarecimentos!
    Caro irmão Izidro Junior, foi uma benção ter lido sobre o leviatã hoje!
    Aqui encontrei a confirmação de uma questão que havia colocado nas mãos de Deus!

    Que Deus te dê cada vez mais entendimento e que você compartilhe sempre conosco!Paz do Senhor!

  9. Caro Irmão Izidro,
    Foi muito esclarecedor e desafiante a maneira que expôs a passagem de Jó 41. Sempre fiquei intrigada com essas figuras, pensando que eram figuras de Satanás somente. Agora percebo que é até mesmo cômodo pensarmos que o leviatã é somente Satanás, algo externo a nós. Claro que também se trata de algo intrínseco à nossa natureza humana, a nossa alma pecaminosa. Deus confronta Jó e nos confronta! Por em cheque todo nosso conhecimento e orgulho!
    Obrigada pelo texto. Com certeza o Senhor foi inspirado pelo Santo Espírito.
    Deus o abençõe.
    Fabiana

  10. me manda a parte 1 e a 2 no meu email
    patrick.fera99@hotmail.com
    A graça e a paz de Cristo Jesus

  11. - Muito bom, minha igreja ja vai começa a dar esse estudo já.. Desde já, agradecida !

  12. Muito bom mesmo este texto, já venho estudando sobre leviatã faz tempo, tive um sonho com leviatã esses dias, e é bem isso mesmo, esse principado age na nossa alma, qndo ele agiu na alma de Jó, Deus permitiu, porque sabia que Jó não tinha orgulho, mas sabia que tudo que possuia vinha de Deus, se Deus lhe dera Deus tbem podia tirar, e foi assim que ele conseguiu derrotar todo sentimento que leviatã colocou na mente dele
    Se obedecermos a palavra de Deus, leviatã não tem alimento para trabalhar contra nós, o orgulho, inveja, ira, soberba, e muitos outros males, são alimentos para ele.
    Só o Senhor pode repreender leviatã, nós não somos perfeitos, por isso não conseguimos repreender esse principado.

  13. Gostaria de compartilhar o sonho que tive com leviatã.
    Como sabemos, leviatã é representando pelo simbolo de uma serpente misturada com dragão.
    No sonho eu via o dia ficar negro, todo turvo, muitos aviões no céu desgovernados, batendo uns contra os outros, eu não via a serpente, mas sabia que quem estava causando aquilo era leviatã, minha irmã pendurava na área de minha casa um pedaço de pano que havia ungido,havia muito fogo no céu, qndo um dos aviões vinha de encontro a minha casa, para cair em cima da gente, aquele pedaço de pano no varal balançou, então o avião desviou, não atingia minha casa, no sonho eu olhava para esse pano, e o Senhor me fez lembrar da passagem da bíblia, qndo as casas dos hebreus foram aspergido o sangue do cordeiro em suas portas, o anjo da morte não pode tocar
    então o Senhor me mostrou, essa porta é a porta de nosso coração, qndo está ungida com oração, com obediencia na palavra, o anjo da morte não pode nos tocar, não toca em nossa casa,casa ungida, consagrada ao Senhor , leviatã é obrigado a desviar o caminho, o próprio Senhor o repreende.

    graça a todos

  14. cara isso me ajudou muito deus me revelou isso em minha vida vou ter que mudar essa historia

  15. gosteii muito do estudo agora siim me sinto estruturado

  16. Comentários enriquecedores, agradeço a DEUS pelos irmãos que estão sempre aprendendo mais da palavra que edifica e liberta o homem do pecado.

  17. Graça e paz meu irmão, gostaria de agradecer pelo texto, perceba o quanto tempo passou, e nele ainda faturam as bênçãos do senhor.

    essa noite tive um sonho terrível, gostaria de partilhar algumas coisas com vc via e.mail, se o irmão tiver tempo, eu ficarei agradecido.

    grande abraço.

    Eder

  18. Eu gostei deste artigo e uma vez deus me atraiu ao monte e quando cheguei la encontrei um irmao eu pregei para ele nessa mesma linha agradeco a deus por esta no mesmo espirito ate mas um abraco

  19. Deus falou muito comigo,que Deus continue a ti usar grandimente.

  20. Simplesmente fantastico meu irmão. Meus parabens.

  21. EU JÁ OUVI DIZER QUE ELE É O DEUS DO CAOS É VERDADE?

  22. amei as explicações mas não entendi salmos capitulo 104 v 25 e 26, é o mesmo leviatã citado em jó? pelo fato que neste versiculo fala que leviatã foi algo realmente existente. to cheia de dúvidas, poderia me ajudar? a paz do senhor a todos.

    • A paz Juliana

      Sim, este é o mesmo Leviatã de Jó 41. Há algo que gosto de repetir todas as vezes que me perguntam sobre coisas muito controversas da palavra: A palavra é Espírito e vida. Se é Espírito, é porque é espiritual, se é vida, é porque é viva. Sendo assim, lhe respondo da seguinte maneira: O livro de Salmos, é um livro essencialmente poético, que visa, através de suas alegorias, se fazer eterno e aplicável ao longo das eras, pois o que nele há que possibilita isto, é tão somente a própria a Palavra de Deus. Se o Leviatã existiu mesmo ou não, não é o mais importante, mas entender o que se quer dizer e aplicar o texto bíblico em nossas vidas hoje, é que é o que realmente importa.

      Quando o texto fala do tão grande e vasto mar, ele quer se referir as muitas eras, o tempo decorrido desde que o Senhor criou todas as coisas. Os navios que passam pelo mar, somos nós em nossa existência. E o Leviatã, a natureza diabólica, está ali, procurando quem possa tragar. Deus criou também estas naturezas para estabelecer sua justiça, pois quem não faz caso Dele, fica entregue ao Leviatã, e passa a sofrer com as consequências de suas escolhas. Ou escolhemos o porto seguro que é Cristo, ou escolhemos o mar bravio, onde reinam muitas e inumeráveis naturezas opositoras aos propósitos de Deus.

      Alguns leitores se preocupam com o monstro físico, com o “dinossauro” Leviatã. Este, se um dia existiu, existiu, e ninguém, nunca mais viu um ser tão fantástico como o descrito em Jó 41. Eu, particularmente, não creio na existência física dele, entendo sim, que se trata de uma figura alegórica para descrever uma manifestação diabólica tremenda, que pode vir a tona em qualquer um de nós, se não vigiarmos.

      Espero que possa ter ajudado a sanar suas dúvidas.

      A paz do Senhor

  23. Desde ha agradeco muito a quem publicou este documentário
    E foi Deus que enviou certamente a ler . Andava muito perdida com atitudes menos corretas da minha parte e nunca me apercebi do quanto estava a ser injusta e incorreta com as pessoas que mais me amam , julgava me a dona da razão e sabia para todos os assuntos . Agora que li e que me apercebi que não eu mas esse tal leveata que habita dentro de nos . Muito muito obrigado como pessoas como você teve a bondade de publicar este documentário para poder ajudar os outros , agradeço todos os dias a Deus mas nunca me tinha apercebido no que não corretactemente o fazia. Agora you consciente de tal maneira que não era de depressão que sofria mas de um mal que teimava habitar dentro de mim. Glorioso Senhor meu pai Deus a ti me curvo diante da sua bondade e amor que tem para conosco e sua paciência com seus filhos de pouca Fe . Amem
    ❤❤❤❤❤

    • Gisela
      A paz do Senhor

      Graças ao bom Deus, somos todos usados para engrandecer seu nome, e até mesmo em um comentário, como este que você publicou neste site, o nome do Senhor Jesus é glorificado, pois, com humildade você se reconhece, e confessa seus problemas. Quero dizer a você Gisela, que a vitória para sua vida já foi liberada nos céus, por conta de sua atitude de confissão e reconhecimento de suas limitações, agora, receba a benção e testemunhe o quanto o Senhor é tremendo em nossas vidas.

      Deus a abençõe ricamente hoje mais do que ontem, e amanhã mais do que hoje. amém.

      • Gente leviatã é nada mais nada menos do a natureza em sua ação
        41.10 Ninguém há tão ousado, que se atreva a despertá-lo. Quem é, pois, aquele que pode erguer-se diante de mim?( vulcões)
        41.12 Não me calarei a respeito dos seus membros, nem da sua grande força, nem da graça da sua compostura
        41.14 Quem abriria as portas do seu rosto? Pois em roda dos seus dentes está o terror
        41.18 Cada um dos seus espirros faz resplandecer luz, e os seus olhos são como as pestanas da alva.( lançam larva de fogo)
        ________________________________________
        41.19 Da sua boca saem tochas; faíscas de fogo saltam dela.
        ________________________________________
        41.20 Das suas narinas procede fumaça, como de uma panela fervente ou de juncos que ardem.
        ________________________________________
        41.21 O seu hálito faz incender os carvões; e da sua boca sai chama.
        ________________________________________
        41.22 No seu pescoço reside a força; e diante dele salta o desespero.(pescoço do vulcão são a saída da chama )
        ________________________________________
        41.23 Suas partes carnudas são bem pegadas entre si; todas fundidas nele e imóveis.
        ________________________________________
        41.24 O seu coração é firme como uma pedra, firme como a mó de baixo.
        ________________________________________
        41.25 Levantando-se ele, tremem os valentes; quando irrompe, ficam como que fora de si.
        ________________________________________
        41.26 Se o golpe de espada o alcança, de nada vale, nem de lança, de dardo ou de flecha.
        ________________________________________
        41.27 Para ele, o ferro é palha, e o cobre, pau podre.( os vulcões em erupção derrete tudo ao seu redor)
        ________________________________________
        41.28 A seta o não faz fugir; as pedras das fundas se lhe tornam em restolho.
        ________________________________________
        41.29 Os porretes atirados são para ele como palha, e ri-se do brandir da lança.
        ________________________________________
        41.30 Debaixo do ventre, há escamas pontiagudas; arrasta-se sobre a lama, como um instrumento de debulhar. Quando a terra derrete torna se em lama de baixo do seu ventre)
        ________________________________________
        41.31 As profundezas faz ferver, como uma panela; torna o mar como caldeira de ungüento. (vulcõe que entram em erupção no mar faz ferver as águas)
        ________________________________________
        41.32 Após si, deixa um sulco luminoso; o abismo parece ter-se encanecido. (sulco lumino nada mais é do que a terra em fogo)
        ________________________________________
        41.33 Na terra, não tem ele igual, pois foi feito para nunca ter medo.
        ________________________________________
        41.34 Ele olha com desprezo tudo o que é alto; é rei sobre todos os animais orgulhosos.( são parte da natureza)
        ________________________________________

  24. Quando JÓ 41, esta falando dos leviatan não é nada mais e nada menos do que o poder devastadores da natureza contado ao reino fisico vers.10 diz Ninguém há tão ousado, que se atreva a despertá-lo. Quem é, pois, aquele que pode erguer-se diante de mim? está se fando dos vulcões, quem ousa desperta-lo 41.12 Não me calarei a respeito dos seus membros, nem da sua grande força, nem da graça da sua compostura.41.18 Cada um dos seus espirros faz resplandecer luz, e os seus olhos são como as pestanas da alva. 41.19 Da sua boca saem tochas; faíscas de fogo saltam dela.
    41.20 Das suas narinas procede fumaça, como de uma panela fervente ou de juncos que ardem.
    41.21 O seu hálito faz incender os carvões; e da sua boca sai chama. 41.22 No seu pescoço reside a força; e diante dele salta o desespero. (Pescoço nada mais é a saida no pescoço do vulcão que sai a chama)
    41.24 O seu coração é firme como uma pedra, firme como a mó de baixo.
    41.25 Levantando-se ele, tremem os valentes; quando irrompe, ficam como que fora de si. quando um vulcão entra em reupição que é o valente que fica perto.
    41.26 Se o golpe de espada o alcança, de nada vale, nem de lança, de dardo ou de flecha.
    41.27 Para ele, o ferro é palha, e o cobre, pau podre.( ele faz tudo virrar carvão)
    41.28 A seta o não faz fugir; as pedras das fundas se lhe tornam em restolho.
    41.29 Os porretes atirados são para ele como palha, e ri-se do brandir da lança.
    41.30 Debaixo do ventre, há escamas pontiagudas; arrasta-se sobre a lama, como um instrumento de debulhar.( Quando desce a lama do vulções ele derrete tudo o que está ao seu redor.)
    41.31 As profundezas faz ferver, como uma panela; torna o mar como caldeira de ungüento.( o vução faz o interior da terra ferver)
    41.32 Após si, deixa um sulco luminoso; o abismo parece ter-se encanecido. (O vulção faz terra virar brasa luminosa)
    41.33 Na terra, não tem ele igual, pois foi feito para nunca ter medo.
    41.34 Ele olha com desprezo tudo o que é alto; é rei sobre todos os animais orgulhosos.

  25. Que a graça e a paz do nosso Senhor esteja contigo, irmão!
    Há alguns meses, sempre que peço uma palavra para Deus, cai em Jó 41. E eu não compreendia o que Ele queria me mostrar… Procurei interpretações e tudo que achei foi sobre dinossauros, baleias, etc. Apenas tentavam descobrir qual era a aparencia física do tal monstro.
    Sua interpretação me ajudou muito, agora sei o que Deus quer de mim.

    Muito obrigada, irmão. Que Deus abençoe você e sua família.

    • A graça e a paz Camila
      Fico feliz que esta palavra tenha alcançado seu objetivo, o qual é exatamente abrir o entendimento aos irmãos em Cristo. Muito obrigado por sua visita no blog, e por suas palavras.
      Deus a abençõe ricamente, e quando quiser compartilhar algo, estou a disposição através do blog ou por meu email particular.
      izidrojuniorf@hotmail.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: