A cura do cego de Betsaida


 

Marcos 8:22: ” Chegaram a Betsaida, e lhe trouxeram um cego, rogando-lhe que o tocasse.

Ele tomou o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia e, cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou: Vês alguma coisa?

O cego levantando os olhos respondeu: Vejo as pessoas como árvores que andam.

Tornou Jesus a pôr-lhe as mãos nos olhos e ele, olhando firmemente, ficou restabelecido, e já via ao longe e distintamente a todos.

Mandou-o Jesus para casa, dizendo; Não entres na aldeia.

 

Muitas vezes já li este texto, e outras tantas já ouvi pregações sobre este cego de Betsaida, mas certo dia deparei-me com algumas questões pertinentes e que muitas vezes nos passam desapercebidas. Nunca tinha analisado com cuidado as frases e atitudes de Jesus nesta passagem com a percepção que me ocorreu nesta última vez.

E a primeira coisa que chamou-me a atenção foi que ao ser abordado pela multidão, e solicitado por eles a cura do cego, Jesus toma-o pela mão e sai da Aldeia.

Porque não o curou ali mesmo?

Depois Jesus pergunta ao cego: Vês alguma coisa? E o mais impressionante, o cego diz: Vejo as pessoas com árvores que andam.

Como poderia este cego comparar as pessoas a árvores?  Provavelmente não fora cego a vida inteira, porque se o fosse não poderia estabelecer comparações.

Porque Jesus usou do expediente de cuspir nos olhos do cego? Não bastaria uma simples imposição de mãos?

Ao mandar o cego para casa, Jesus disse; Não entres na aldeia. Provavelmente este cego não morava lá.

Com estes questionamentos comecei a orar e pedir ao Senhor que  me revelasse esta palavra. E agora compartilho com voces irmãos em Cristo.

 

Betsaida era uma localidade de grande incredulidade, resistências ao Senhor, idolatria e muita obstinação. Estas caracteristicas podem ser vistas pela palavra em Mateus 11:21;  Marcos 6:45 e 49,  e João: 1:44 e 46. Com estes versículos, podemos entender que espirito predominava naquele lugar  manifestando-se no comportamento das pessoas que lá moravam.

Ao solicitarem a cura do cego, Jesus percebe imediatamente que o problema de cegueira daquele homem,  era justamente por frequentar aquela  aldeia. Por esta razão, Jesus o leva para fora da aldeia.  Lá fora  ocorre o milagre, porém, num primeiro instante, de forma parcial. Por que não o curou de uma só vez ? Porque ele ( o cego) precisava entender que era por influência do meio onde convivia que ele estava cego. Ao impor a segunda vez as  mãos e cuspindo-lhe nos olhos, o cego é totalmente curado. Porque Jesus cuspiu em seus olhos?

Cuspi é saliva, sem saliva a boca fica seca e nenhuma palavra é pronunciada, e Jesus não fez diferente com este cego, pôs-lhe a saliva nos olhos para lhe fazer entender  a necessidade de fluência da palavra e Deus em nossa vida.

Como sempre, insisto que a palavra é Espírito e vida, e se é Espírito é porque é espiritual, e se é vida, é porque é viva. o que quero compartilhar é o seguinte:

Será que não  estamos vivendo em alguma Betsaida espiritual?  Será que não estamos sofrendo influência do meio onde estamos vivendo e com isto nos afastando da essência de Cristo?

Quantos de nós já fomos mais espirituais do que somos hoje? Será que este decaimento de nossa visão espiritual não é fruto da influência de onde estamos vivendo? É claro que não estou falando de lugares físicos, mas sim da convivência com as pessoas. Será que ao invés de nós as contagiarmos com o carater de Cristo, não estamos sendo contagiadas com o carater de satanás?

 

Entendam irmãos, Aquele cego de Betsaida, não foi cego a vida toda, ele não nasceu cego, pois ao ser parcialmente curado, Jesus perguntou o que ele via, e ele respondeu que via os homens com que árvores que andavam, isto prova que ele não fora cego a vida toda, pois se o tivesse sido, seria incapaz de fazer qualquer comparação. Como compararia homens com árvores se jamais teria visto nem um nem outro? Ao estabelecer a comparação prova que em um dado momento de sua vida tivera visão.

 

E isto é o que acontece conosco espiritualmente, em um dado momento da vida cristã, tivemos visão, mas ao entrarmos em “aldeias”  nos deixamos influenciar e perdemos a visão de Cristo.

 

Aquele cego nem sequer morava lá, e isto é notório porque ao ser curado Jesus lhe ordena: vá para casa, e não entres na aldeia.

 

Como  não ir para casa, se ele morasse na aldeia? é claro que isto não era assim. Jesus sabia que aquele homem não morava lá por isto ordenou: “não entres na aldeia”, esta ordenança é como aquela que Jesus disse a mulher adúltera: “vá e não peques mais”, precisamos entender que o meio pode ser agente determinante de mudança de carater, basta não estarmos com os olhos fixos em Jesus.

 

Esta palavra é tremenda.

Como não vamos nos achar inclusos nela? 

Temos que vigiar muito para não deixarmos o meio onde vivemos influênciar nossa visão espiritual. As Betsaidas estão em todo o lugar, são elas: a escola, o trabalho, os amigos, as vezes os próprios parentes, ou mesmo um namorado ou namorada,( os jovens necessitam de muita atenção, pois o modelo de namoro do mundo pode prejudicar muito a vida de nossos adolecentes), se não estivermos verdadeiramente em Cristo, até pequenas causas na vida da igreja influenciam a visão espiritual das “ovelhas”. não se deixem enganar, Satanás é astuto, e pode trabalhar para destruir-nos mesmo dentro das muitas atividades na igreja, não são poucos os irmãos que se afastam da comunhão por desavenças entre si mesmos. Precisamos vigiar.

 

About these ads

6 Respostas

  1. Que bom que recebestes a revelação sobre esse episódio e esteja compartilhando com a gente!
    Que o Espírito Santo continue lhe revelando a Verdade e você nos dê um pouco do seu entendimento!
    Verdade, precisamos vigiar…

  2. Muito bom ,espero que Deus te abençoe cada dia mais,agradeço a Deus por você compartilhar dessa mensagem, tenha estado um pouco longe de Deus e essa palavra esta me ajudando a refletir.

  3. Meu amado irmão concerteza esta palavra é insprirada pelo o Espirito vivificante, obrigado por se fazer vaso nas mãos do oleiro, Deus possa te usar mais e mais nas revelações de sua palavra, em no nome de Jesus Cristo, fica na Paz!

  4. querido amado irmão deus continui te abençoando muito bom gloria a Deus amem

  5. uma benção!!!!!!!!!!!!!!
    aprendi muito com essa palavra

  6. que o esprito santo te cubra sempre de benção e sabedoria

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: