Em que exército você está?


II Reis 3

Ao ler ler todos os versículos deste capítulo, o Senhor inquietou meu coração, e me fez refletir em qual exército estou.
Esta  passagem nos fala de três reis, cada um com um significado, cada um simbolizando um exército espiritual.

O primeiro rei, o rei Jorão, rei  de Israel, simboliza o exército da alma, reparem que quando ele soube que o rei dos Moabitas por ocasião da morte de Acabe não daria mais tributos a Israel, decidiu passar o seu exército em revista  para  ir  à  guerra  contra  Messa,  rei  dos moabitas. Percebendo  que sozinho não poderia obter vitoria contra os moabitas, pediu a Josafá, rei de Judá, que o acompanhasse àquela guerra.

Em nosso viver, todos os dias, fazemos igual ao que o rei Jorão fez. Nós em nossa alma, quando percebemos que a  luta  que  temos  de  travar  contra  o  nosso  inimigo  é  desigual, isto é, sozinhos  não consiguiremos vitória, lembramos imediatamente do Senhor, e vamos até a ele convidá-lo  para ir a guerra conosco…precisamos sim do Senhor, mas  o  que  percebo  que  está  errado, é  que, quando não estamos em guerra também não queremos comunhão com o Senhor… quando que deveríamos ser e estar em Seu exército.

Sim, o rei Josafá, rei de Judá, simboliza o exército do Espírito, observe que no verso 14, o profeta só recebeu a Jorão porque este estava  acompanhado  de Josafá, se  assim não fosse, nem olharia para Jorão… assim também somos… não  seríamos  recebidos  diante  de  Deus  se  não fosse o Espirito de Deus habitando dentro de nós… como vemos, a  alma não  consegue  lutar  e vencer  contra  o inimigo sem que ela tenha a ajuda de Espírito do Senhor.

E o terceiro rei? o rei de Edon… quem ele representa?
Este rei de Edon é o exército da carne. Na passagem   que  lemos, este  rei  era  vassalo  do  rei   Josafá, neste episódio, a palavra não diz como ele foi parar lá  junto  a Josafá e Jorão… não mostra um diálogo, ou um convite que seja da parte de  Josafá  para  o  rei  de Edon, mas  apenas o mostra indo a batalha junto, sem querer, nem opinião. Como vassalo que era, tinha que obedecer, sem questionar… assim é quando nós conseguimos subjugar nossa carne ao Espírito, o Espírito manda e a carne obedece…sem revoltas, sem porquês… isto comprova bem a diferença entre o rei Jorão ( alma) , e  o rei  Josafá (Espírito), o  primeiro  não  teve domínio sobre seu vassalo e acabou guerreando  contra ele, já o segundo , o rei  Josafá, tinha domínio  total e  completo sobre seu vassalo; vassalo quer dizer subordinado,submisso, que cumpre ordens do seu senhor, é este o rei de Edon, o exército da carne subordinado ao Espírito, sem fazer questionamentos. Precisamos muito disto,  isto faz parte do projeto de restauração do Senhor para nós, O  Senhor  deseja  que  dominemos  a força da carne, tornando-a submissa aos interesses do espírito.
Eis aí  os  três  exércitos… em  qual  você  se enquadra ? No espiritual? que domina a carne, ou no almático que enfrenta   problemas  o tempo  inteiro  com  aqueles  que  deveriam  estar  ajudando  mas  só  fazem  atrasar  o crescimento, o avanço em Cristo?

Anúncios

4 Respostas

  1. Que o Sr Deus possa nos transformar para que façamos parte do Seu exército, e sejamos um com Ele, em alma e espírito.

  2. Querido irmão, tu és um vaso precioso para o Senhor Jesus. Os estudos propostos são uma benção. São textos claros que facilitam nosso entendimento. Oro a Deus para que te use cada vez mais para auxiliar teus irmãos que ainda não estão muito firme na Palavra. Obrigada e Deus abençõe.

  3. Oro a Deus para que Ele possa nos abençoar de tal maneira que venhamos a fazer parte do exército do rei Josafa … para que a nossa carne seja Sempre subjugada pelo Espirito de Deus,sem questionar,sem revoltar,sem porques,tão somente Obedecer … amém !

    Muito obrigado meu irmão … por esta maravilhosa visão da palavra compartilhada conosco.

  4. Muito boa colocação, nunca tinha ouvido falar dessa forma essa passagem que Deus abençoe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: