Você lembra como foi a sua última páscoa?


Êx 12:1-36

Entendo que diante de um belo ovo de chocolate e alguns bombons, ninguém se importa como ou da onde veio a páscoa. Mas hoje gostaria de compartilhar com voces o sentido espiritual da páscoa,  e garanto a voces que não irei explicar porque o coelho não bota ovos, muito menos, por que os ovos são de chocolates, mas sim, como a páscoa é algo mais presente em nossas vidas do que apenas uma vez por ano; como experimentamos várias páscoas em um só ano e não celebramos nenhuma delas.

Comece a acompanhar comigo, verso a verso do capítulo 12 de Êxodo, a partir do verso 2.

” Este mês será para vós o primeiro mês, o primeiro mês do ano”.

 A palavra ‘páscoa’ tem sua origem no termo hebreu ‘Pessach’ , que significa “passagem”, em Êxodo 12 , Deus dá ordenanças ao seu povo, para que se procedam daquele dia em diante conforme suas instruções.

Todos sabemos que a páscoa se dá entre os meses de março e abril, e que nenhum desses é o primeiro mês de um ano. Mas Deus disse que a partir dali seria….” e agora? tenho que mudar meu calendário para o calendário judáico?” Claro que não. Insisto em lembrar-lhes que a palavra de Deus é espírito e vida(Jo 6:63), portanto, temos que entender o seu sentido espiritual.

Hoje para nós, a páscoa tem o mesmo sentido que tem para o judeu, isto é, a páscoa representa um recomeço de vida, uma renovação de esperanças, uma passagem da escravidão para a libertação. A cada dia que o Espírito de Deus ‘pascôa’ sobre nós, temos um recomeço de vida, é como se fôssemos novamente habilitados a viver. Por isso no verso 2 de Êxodo 12 , o Senhor nos ensina que a páscoa do Senhor é um marco de uma nova vida, pois a cada ano que se inicia em nossas vidas, temos renovadas experanças a respeito dos nossos interesses, e com Deus não é diferente, cada vez que ele ‘pascôa’ seu Espírito sobre nós, dá-nos renovação de vida, fazendo com que passemos da morte para a vida; da luz para as trevas, da ignorância para o conhecimento.

Eis aí o porque que quando você experimenta uma páscoa, você experimenta uma nova etapa em sua vida.

Verso 3  “…tome cada homem um cordeiro para a sua família, um cordeiro para cada casa”.

cordeiro=Cristo;

família= a igreja;

cada casa=cada pessoa;

Vale dizer: cada homem tome a Cristo para a sua família ( cada homem é o pastor da sua pequena igreja [família] ).Na Bíblia, o homem quando mencionado em relação a sua família, se refere ao homem como chefe de sua família, o provedor de suprimentos, o apascentador das almas que lhe foram confiadas (mulher e filhos),o homem, portanto, precisa ser aquele que leva Cristo para sua família, como suprimento de vida.

Porém há um detalhe importante a salientar: o mesmo verso que estamos falando diz:”…um cordeiro para cada casa”. Apesar do homem levar  Cristo para os seus, cada um deve tomar Cristo para sí mesmo, individualmente. Não é porque o chefe da família tem a Cristo que todos os demais também o tem. É necessário que cada um da família, também  tome  a Cristo por livre e espontânea vontade .

 

Verso 4: “…fareis a conta para o cordeiro”.

 

Cristo não deve ser desperdiçado, mas pelo contrário, tem de ser compartilhado, desfrutado ao máximo.

 

Verso 7: “…e o  porão em ambas ombreiras e na verga da porta…”

 

É preciso para entender este verso que você visualize o contorno de uma porta ” ┌─┐”, agora imagine assim:

as laterais da porta = ombreiras;

a parte superior da porta=verga;

Agora que você já viu isso, imagine o mesmo contorno sobre a sua cabeça.

As ombreiras são os nossos ouvidos.

a verga são os nossos olhos e a nossa mente.

Sobre isso deveria se passar o sangue do cordeiro, ou seja, o sangue de Cristo de estar sobre nossos olhos e ouvidos e mente, a fim de que a morte quando passar não tenha como chegar. É assim que precisamos nos encontrar, tendo nossos olhos e mente e ouvidos guardados em Cristo quando nos relacionamos com as pessoas que ainda não possuem Cristo com fonte de vida.

 

****{ aguardem continuação}****

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: