Chamar-te-ão reparador de brechas


Chamar-te-ão reparador de brechas

Isaías 58

Quero convidá-los a ler este pequeno capítulo de Isaías 58 antes de meditar juntamente comigo em alguns de seus versos.

A propósito de meditar, gostaria de dizer-lhes que para fazê-lo é necessário que se entenda ao menos o que diz o texto no sentido natural, conhecendo o significado das palavras e procurando descobrir o porquê de determinados costumes, ou procedimentos que para  nós , na nossa cultura, talvez não faça sentido, mas na cultura daqueles povos aos quais a Bíblia se refere faz todo o sentido.

Muitos querem meditar, mas não querem procurar o significado de uma palavra diferente do que estamos acostumados a ouvir, ou pesquisar a razão de algum acontecimento, por isto temos muitos irmãos que lêem a Bíblia por pouco tempo e depois frustrados por nada entenderem, desistem de se alimentar de Cristo.

Meditar requer um ‘buscar’,  depois que entendemos a história, aí o Senhor se encarrega de nos revelar o sentido espiritual de cada  passagem bíblica.

As vezes ouvimos: ” irmão você tem que meditar na palavra, você tem que buscar ao Senhor “. Aí você pergunta: ” mas como se faz isto? “. Agora você já sabe como fazê-lo. Conversar e compartilhar com os irmãos que já praticam o meditar da palavra também ajuda muito. Experimente você também.

Vamos meditar?

Este capítulo começa falando de um povo que tem prazer em procurar a Deus, tendo o cuidado de fazer conforme os cuidados do Senhor, apesar disto , percebiam que por muitas vezes não eram atendidos pelo Senhor ( vs 2 e 3  ), e apartir do verso 4 o Senhor começa  a revelar o que havia no interior do coração e o que motivava  cada um deles a servir o Senhor, reparem o texto do verso 4 :

” Para contenda e debates jejuais, e para ferirdes com punho iníquo…”

Os motivos que os levavam a jejuar eram puramente para se degladiarem em debates, se acusarem mutuamente, desfazendo assim o propósito do Senhor em ser o alvo da adoração.

O jejum ao Senhor deve ser um momento exclusivo de adoração a Deus, onde nada pode ser ocasião para distração. O fato de não comer durante o período do jejum, não é o ponto alto do jejum, privar o corpo de alimentação não é onde mora o prazer de Deus em nos ver em jejum. Precisamos entender que, a privação de alimentação, serve tão somente para não permitir ao corpo o distrair da nossa atenção de Deus.

Muitos fazem do jejum um culto a carne, ou melhor dizendo, um anti-culto a carne, onde o ponto alto é alcançar tantas horas ou dias sem comer, nesses casos, passam grande parte dessas horas dormindo, quando isto para Deus não tem o menor valor, pois Deus não foi o único ponto de adoração daquele período de abstinência alimentar. Não comer, não traz poder, nem purifica, nem santifica, junto a isto deve-se ter exclusiva adoração a Deus. Abstinência alimentar é o que muitos fazem dizendo que jejuaram , que buscaram poder, que jejuaram por esta ou aquela causa  a fim de receber vitória nessas questões.

 Se ficar sem comer nos trouxesse bençãos,  então todos que fossem pobres, desfavorecidos, sem condição de proporcionar alimentação para sí e sua família, iam ser  os mais abençoados, ricos, cheios de poder,  e mais  felizes de toda face do planeta. Se ficar dormindo durante o tempo do jejum, também trouxesse vitória, todos os desocupados do país também seriam uma benção. O que digo, é que não reside aí, no não comer ou no matar o tempo dormindo para não sentir a fome, que Deus tem prazer em ver seu povo jejuando.

Entenda o que digo: não estou desfazendo do jejum, estou dizendo que o jejum só terá valor, se além de abster-se da comida, também houver exclusiva adoração a Deus. Não se ponha a pedir isto ou aquilo durante o período do jejum. Esse período serve apenas para você se encher do Espírito de Deus, usando unicamente de adoração a Deus, e quando você estiver diante das necessidades pelas quais te motivaram a buscar a Deus através de jejum, o Espírito do Senhor se manifestará por você em graça, lhe trazendo a vitória de que tanto necessita.

 Ainda que você conheça alguém que durante este período destinado ao jejum passe orando e clamando ao Senhor, para que Deus lhe dê isto ou aquilo , mesmo assim, essa pessoa ocupou o período do jejum de forma errônea.

 Alguém vai lembrar de Ester e dizer: ” mas Ester jejuou por uma causa, por causa do seu povo, e Deus lhe deu vitória “, sim isto aconteceu, mas o alvo de Ester era que ela estivesse cheia de graça, quando se apresentasse diante do rei, ela não deu ordem para pedirem isto ou aquilo, nem mesmo ela se pôs a pedir livramento ou outra coisa qualquer, mas o que ela sabia era que tinha de ser achada em graça diante dos olhos do rei quando este a visse.

Não existe outra forma de termos vitòria diante das lutas se o Espírito de Deus não estiver se movendo em nós.

Vejamos o verso 6: “Não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade….”

Este verso descreve o jejum que Deus quer de uma forma mais profunda, Deus nos mostra aqui o sentido espiritual do jejum. o que de verdade Deus espera quando subtemos nossa carne ao jejum. Espiritualmente falando, Deus quer ver o moer de nossa carne suportando as contrariedades que nossa alma não quer ver ou sentir.

Soltar as ligaduras da impiedade… Isto quer dizer: romper com as coisas que nos ligam a uma vida ímpia.

Mas o que é impiedade?

Para entendermos isto, precisamos conhecer o que significa a palavra PIO.

PIO = Aquele que possui um viver santo.

( continua )

Anúncios

8 Respostas

  1. OI junior, comecei a ler a série “reparador de brechas”, mt bom. Gostei tb que deixaste bem explicadinho a respeito do meditar, isso é mt importante pq mts vezes nao sabemos, eu nao sabia qud vim p igreja. E a respeito do jejum tb, eu mts vezes fiquei dormindo, heheheh, mas graças a Deus, o Senhor traz o constrangimento! DTA

  2. palavra de edificação p os nossos corações

  3. nos ensinando o verdadeiro desejo de Deus em nossas vidas.

  4. seria um verdadeiro adorador de Deus.

  5. Ola querido irmão cadê a continuação do post Chamar-te-ão reparador de brechas?…Gostaria de ler o post completo!.Paz

  6. Benção de DEUS ! Lia a parte II e a parte III deste Estudo Bíblico. DEUS lhe abençoe e lhe guarde.

    Heitor Folgierini
    Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Brasília

  7. Deus te guarde e te proteja reparador de brechas.
    A Paz de jesus Cristo para a tua vida.
    Amem.

  8. gostei sou

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: