Leviatã, um inimigo mais próximo do que imaginamos.


leviata3

 

 

Muitas são as vezes que já lemos o Livro de Jó no capítulo  41 a respeito das indagações que Deus fizera a Jó com relação ao monstro denominado Leviatã, porém, em muitas, senão todas as vezes, somos tomados pela incompreensão da  nossa mente. Diante de tão rica e complexa poesia, ficamos sem saber do que a Bíblia está a falar, e também nem nos arriscamos a questionar, pois na maioria das vezes, quando resolvemos pesquisar ou indagar alguém acerca deste relato bíblico, ouvimos respostas vagas ou na maioria das vezes, respostas pobres que banalizam a Palavra de Deus.

Por isto quero convidá-los neste artigo, a meditar nesta tão rica e reveladora passagem bíblica. Importante  ressaltar: Não esperem encontrar aqui fatos científicos, arqueológicos, mitológicos ou coisas do tipo. O que desejo compartilhar é o texto bíblico no sentido que importa, ou seja, o espiritual.

Quero antes de começar, incentivá-los a terem junto a sí suas Bíblias, pois não quero que aceitem o que digo simplesmente porque o digo, mas que confiram na Palavra da Deus se há testificação do Espírito de Deus naquilo que lerem. Este artigo pode ser longo, dividido em várias partes até, mas o que realmente importa é que você exerça uma perseverança em ler até o fim  o que aqui for postado e os próximos posts que darão continuidade a este compartilhar.

Vamos ao texto: Jó 41: 1 ” Podes pescar com o anzol o leviatã ou ligar a sua língua com uma corda? “

Neste verso Deus pergunta a Jó se ele seria capaz de fazer tais coisas. Para entendermos melhor, é necessário que ao ler estes versos você leia as perguntas dirijidas a você mesmo.

O que será que Deus está a dizer com este primeiro verso?

Pescar é o ato de se apropriar do peixe que, ou servirá de alimento próprio, ou servirá de fonte de riqueza se for comercializado.

É necessário também citarmos o significado do anzol:

O anzol nada mais é que um engôdo, uma forma de enganar o peixe, dando-lhe a idéia de que se alimentará, quando na verdade ao tentar fazê-lo ,será capturado, sendo perfurado seu maxilar ou mesmo perfurada a sua língua.

Quero que você entenda …esse leviatã está dentro de cada um de nós.

Toda a descrição que este capítulo faz, por mais horrenda e fantástica que venha a lhe parecer, está na verdade querendo nos revelar que toda esta força descomunal relatada neste capítulo, pode se manifestar em nós, caso queiramos dominar o “leviatã” que há dentro de nós por nossa própria força. Não se prenda em tentar negar que existe dentro de cada um de nós um leviatã, pois se nos sentirmos  prejudicados pela injustiça contra nós ou nossos protegidos, liberamos um leviatã forte e poderoso que nem sabíamos que tínhamos, seja ele verbalizado ou  até mesmo revelado por nossos atos.

Era isto que Deus estava a falar e mostrar para Jó, pois Jó se julgava capaz de vencer  o inimigo de nossas almas com sua própria força, com seu censo de justiça, com sua própria sabedoria, e isto bem sabemos que é impossível, e também  o era para Jó, ainda que ele mesmo não estivesse suficientemente convencido, pois quando julgamos ter de Deus recebido alguma coisa, nos achamos capazes de atingir níveis, limites, e distâncias jamais alcançadas por homem algum.

Quando um homem chega nesse ponto de Jó,  sua altivez rompe as fronteiras da dependência de  Deus. Este capítulo fala exaustivamente ao longo da descrição de força e resistência do Leviatã, sobre como é um homem que se deixa levar pelo orgulho, observe o último verso:

verso 34 ” Ele olha com desprezo tudo que é altivo; é rei sobre todos os orgulhosos”.

Perceba outra coisa: Deus não estava falando com um homem que não conhecia Deus, mas muito pelo contrário, estava a falar com um homem que no início deste livro é dito sobre ele  que não havia homem na terra como Jó, homem  reto e temente a Deus  e que se desviava do mal ( Jó 2: 3 ).

Muitas vezes queremos pregar o evangelho para os ímpios, mas muitas são vezes que as mensagens de  Deus se dirijem a seus filhos, a fim de aperfeiçoá-los, assim como fez com Jó.

Porém como a Bíblia mesmo diz:  Hebreus 12:11 “Na verdade , nenhuma correção parece motivo de gozo, mas de tristeza. Contudo, depois produz um fruto pacífico de justiça nosque pór elatêm sido exercitados.

Como vemos é grande a esplanação deste capítulo, pois um único verso já é o suficiente para percebermos o quão rico é esta passagem.

Para concluirmos sobre o verso 1:  Não pense que é capaz de enganar  com pequenos truques a esse leviatã que existe dentro de nós, nem que, com sua própria força será apto a atar a língua do leviatã, pois a base de nossa própria força o leviatã seguirá usando de sua língua para destruir a tudo e a todos.

Para vencê-lo é necessário estarmos à luz de Palavra de Deus, pois é ela quem revela o encoberto e o oculto ( Mt 10:26 ). E uma vez este leviatã revelado em nós através da Palavra de Deus, de nada lhe valerá toda a sua força, pois já estará dominado pelo Espírito de Deus que estará de maneira sobrepujante manifesto em nós.

Este artigo segue no próximo post…  lembrem-se, nós compartilhamos apenas o verso 1, há ainda outros 33.  Aguarde!

53 Respostas

  1. Eu pensei qui leviatã era um tipo de governo, como estamos vivendo os utimos dia….achei que esse ers o governo do an-ti cristo, o seja governo pefeito.

  2. Eu pensava que o leviatã fosse um peixe, sei que nem um arpão pode pefura-lo.

    • quero com todo respeito discordar desse estudo, leviata é uma ordem de principados demoniacos, que atuam para destruir as pessoas, é irrelevante dizer que nós temos um leviata dentro de nós, temos o espirito santo de Deus.

      • Olá Pr. Carlos

        A graça e a paz do Senhor Jesus seja contigo.

        Antes de qualquer coisa, quero lhe agradecer a visita ao blog Palavras de Espirito e vida e o comentário feito no mesmo.

        Querido irmão, com o mesmo respeito quero me dirigir a você, e lhe dizer que você está no seu direito de discordar sobre a visão a respeito do capítulo 41 de Jó, no tocante a figura do Leviatã. Entretanto, sinto a obrigação de fazer com você uma pequena reflexão: Nós temos recebido o Espirito Santo do Senhor em nosso ser, isto é fato, porém, será que a natureza maligna saiu de nós quando o Espirito Santo entrou em nós? Nós teremos a natureza do pecado em nós até o dia de morrermos, não é porque confessamos a Jesus, que não temos mais a capacidade ou possibilidade de cair em pecado, e se não vigiarmos, cairemos em pecados grosseiros.

        Davi, o homem segundo o coração de Deus, não vigiou e caiu em pecado de adultério e homicidio. Paulo, o apostolo, também escreveu em Romanos 7:15 “Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto”. e ainda em Romanos 7: 22 e 23 diz:” Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus, mas vejo nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros”. E assim muitos outros homens de Deus através dos anos, não vigiaram, e cairam. Será que não tinham o Espírito de Deus? Tinham sim, com certeza tinham, se não fosse assim, não fariam as obras que fizeram.

        A palavra de Deus, entre outras coisas, quer alertar-nos que não somos tão bons quanto pensamos ser, os relatos bíblicos, em sua maioria, pregam alertando a Igreja, e não o pecador. O pecador precisa de salvação e perdão dos pecados, mas nós que somos Igreja de Jesus, além disso, precisamos de purificação, e esta, teremos de buscar até o fim de nossos dias ou até quando o Senhor Jesus vier buscar sua Igreja, se aqui vivos ainda estivermos.

        O problema todo é que a nossa carne está contaminada com o pecado, e normalmente, não gostamos de admitir isto. Se não estivessemos contaminados com o pecado, não haveria motivo de estar escrito na Bíblia em Gálatas 5:16 e 17 ” Digo porém, andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência(desejo) da carne. Porque a carne milita contra o Espírito , e o Espírito contra a carne, porque sao opostos entre si, para que não façais, o que porventura, seja do vosso querer” E esta guerra se dá dentro de nós, O espírito de Deus contra o Leviatã que habita em nossa carne. Essa vontade de fazer o que não provem do Senhor, é o que o salmista chamou de Leviatã.

        Encerrando, quero lhe dizer, que a figura de Leviatã representa esta força de pecado que habita em nós, e só Jesus pode vencê-la. Um exemplo disto são os viciados em alcool, drogas, sexo, espancamentos, roubo, mentiras, maledicências, infâmias, altivez e etc…E estes pasme você, estão no meio de nossas igrejas, louvando a Jesus, e sabendo que são assim, inclusive, gostariam de serem libertos, mas sozinhos não conseguem, eles mesmos não concordam com as coisas que fazem. E é por isto que precisamos buscar cada dia mais de Jesus. E mais uma vez digo: Você tem o direito de não concordar comigo, respeito muito isto, o importante é que você siga em Jesus. Quanto a pregações, as que forem Dele, Ele confirmará e as perpetuará, já as pregações que não forem Dele, cairão em descrédito e no esquecimento. Ore a respeito do que lhe digo, e no mais tenha paz, se o que digo, do Senhor o digo, o Senhor te mostrará irmão.

        O amor de Deus, a graça do Senhor Jesus Cristo e a comunhão do Espírito seja contigo querido irmão.

        Atenciosamente:

        Izidro Alvares Fernandes Júnior
        Mantenedor do blog Palavras de Espírito e Vida

      • Olá meus amados. Gostaria de fazer uma colocação a respeito desta discussão. Também tinha o conhecimento de que leviatã seriam demônios, que teria o significado de satanás. Mas eu acredito que o espírito santo de Deus nos purifica, e isto se dá através de nossa conversão, nossa entrega verdadeira. Não acredito que temos demônios dentro de nós, mas que muitas vezes nos deixamos levar pelo pecado, onde satanás toma conta de nós por conta de tais pensamentos e comportamentos que cometemos. Se demônios habitassem dentro de nós, não teríamos nada de bom, estaríamos em uma possessão demoníaca. Não sei se concordam, mas sinto isso.
        A Paz do Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês.

    • ele é um Demonio um anjo caido um principado, um dos 4 principes do inferno abaixo de lucifer.

  3. amado gostei muito deste estudo sobre leviata queria mesmo que todos estudacem esta passagem de jo e aprendeser com ele . muito obrigado palas respostas fica na paz

    • Ola Jorge !

      A paz seja contigo! fico feliz que a palavra deste post tenha testificado em seu coração. Realmente necessitamos de aprender muito e muito mais a cada dia. Fico a disposição do irmão para futuros contatos, se houver dúvidas ou sugestões estou pronto a receber e fazer o possível para ajudar naquilo que estiver ao meu alcance. Desde já agradeço pela visita no blog e mais ainda por seu comentário. A graça e a paz sejam contigo hoje e sempre.

  4. Muito boa a resposta sobre o leviatã, tbm tinha duvidas à respeito, mas, tinha convicção de que se tratava de um testo espiritual, e não como sendo realmente um animal marinho, foi muito esclarecedor, obrigado.
    bem já que estou aquii mesmo quero deixar tbm um pergunta para meus irmãos em Cristo Jesus., Onde Jesus esteve nos tres dis antes de ressucitar?
    Um abraço!

  5. Paz e Graça do Senhor.

    Em nossa Igreja, o nosso Pastor irá fazer um seminário sobre Leviatã, muito interessante o que já li até agora.

    • A graça e a paz Alexandre

      Fico feliz que tenha testificado em seu coração das coisas que o Senhor Jesus tem me revelado acerca desta figura tão tão desconhecida de nós, mas ao mesmo tempo tão presente. Precisamos ter conciência desta guerra que é travada em nosso ser, e sobre tudo vencer, e para vencer somente conseguiremos em Cristo. Só Cristo pode vencer o Leviatã que há dentro de nós. Desejo que o seminário a ser realizado em sua Igreja seja verdadeiramente uma benção, e se possível me escreva compartilhando o que o pastor acrescentar a você e aos demais irmãos. Compartilhar é uma das mais ricas formas de crescermos em Cristo. Falarmos de seus mistérios é precioso demais.
      Não se esqueça: me escreva compartilhando o que receberem aí em sua igreja a respeito deste assunto.
      Deus o abençõe ricamente, mais hoje do que ontem, e mais amanhã do que hoje.
      O amor de Deus , a graça do Senhor Jesus Cristo e a comunhão do Espírito Santo seja contigo hoje e sempre.
      Até Breve.

  6. Foi profunda explanação sobre o assunto e então , levados pelo desejo e sede de aprendizados estamos abertos a receber sempre, e nunca questionar ou estudar mais sobre , buscar , indagar mais, entendi que tudo o que foi passado aqui não foi relato ou ensino do contexto,
    e sim uma ferramenta muito usada pelos pregadores e escritores, que se chama, Tipologia , um tipo de colocação textual, entao temos aqui uma colocação textual em um tipo, e não a exegese do texto no contexto, então devemos buscar mais no contexto de onde se começa ate onde se termina, o diálogo.

  7. Quanto a pergunta do Adilson
    ONE ESTEVE JESUS EPOIS DA MORTE E ANTES DE RESSUCITAR,
    se ele morreu e ressuscitou ele tinha um propósito nisso ok,
    primeiro ele morreu, romanos 14:09 está escrito ,: pois para isso ele morreu e tornou a viver, para ser senhor tanto dos mortos quanto dos vivos.
    entao primeiro passo era morrer pra reinar no reino dos mortos, e lá ele venceu a morte que reinava, desde o pecado original, dai Cor 15:55 tragada foi a morte, cristo reina no reino da morte,
    depois enquanto seus discípulos estavam fugindo e confusos, tomados de uma emoção , uma mulher clamava e orava, maria madalena, ai jesus se apresenta a ela, antes de dar seu grande próximo passo, e diz não me toque que ainda não fui ao pai,
    e diz diga a meus irmãos que irei encontrá-los depois,
    ai ele vai ao pai , esse episódio é mostrada na integra em apocalipse 05:01 ate ao 14, onde Jesus comparece na sala do trono, e receber o livro da vida, e abrir seus selos , e os anciões e todo o céu se prostrou diante dele , e proclamou: verso 9 ao 13, que ele era digno de receber o livro , por que havia comprado com sangue os homens para Deus, no verso 12 foi proclamada sua divindade,poder, honra e louvor,
    no verso 14 é dito o amém no céu.
    Então cumprido isso, ele desceu e se apresentou diante de seus discípulos, mateus 28:16 a 20 ele brada É ME DADO TODO PODER NO CÉU E NA TERRA, e ele lança sobre a igreja o Espírito Santo cumprimento da promessa lucas 24:49 fazendo da igreja agora o instrumento de PERDÃO E MISERICÓRDIA , para os homens da terra, ou seja a autoridade que estava com ele agora é dada a igreja em nome dele .
    Enfim , ele é senhor sobre o céu , terra e mortos , isso tudo se cumpriu, E NO CASO DA PERGUNTA ELE FOI REINAR SOBRE OS MORTOS , Efésios 04:08 subindo ao alto , levou cativo o cativeiro e deu dons ao homens,
    Entenda : Como a morte reinou desde o pecado original, todos que morreram, antes de cristo estavam debaixo deste reino , agora Cristo resgata todos que eram cativos da morte, cativo com ele esta o cativeiro,
    e lança sobre os homens o Espírito santo , dai a expressão deu dons aos homens. Amém

  8. Eu gostaria de dizer, que gostei da sua esplanação sobre esse deõnio achei interessante. mas quem o que é o homem sem Deus? nada. por isso voce explica que há uma certa necessidade espiritual ao lado do homem.

  9. Bom dia, alguêm pode esclarecer se o leviatãn é um demônio.

  10. Adoro poder aprender, e adoro compartilhar todas as bençãos de Deus na minha vida, sei que esse animal descrito nesses texto é uma figura ilustrativa para os costumes e conceitos de uma época! Sei também que Deus usou a vida de muitos homens para nos dizer o quanto é mal o pecado que está em nosso DNA, e para isso as figuras de linguagem, como as parabolas são tão expressivas na biblia.
    Um abraço a todos.
    Fiquem na Paz!
    Everton Luiz

  11. gostaria de saber do demonio que existe nas vidas de alguns dos crentes que tem o desejo de perseguir outros crentes sao pior que o descrente aguardo a sua resposta

  12. […] Principais mensagens O machado emprestadoLeviatã, um inimigo mais próximo do que imaginamos. […]

  13. Também não concordo com a explicação de maneira simples explicarei por que. Em toda as perguntas que Deus faz, Ele pergunta sobre coisas visíveis a Jó. por esses trechos da pra entender que realmente se tratava de algum ser!!!
    Jó 41
    “Você consegue pescar com anzol o leviatã ou prender sua língua com uma corda?
    Consegue fazer passar um cordão pelo seu nariz ou atravessar seu queixo com um gancho?
    Pensa que ele vai lhe implorar misericórdia e lhe vai falar palavras amáveis?
    Acha que ele vai fazer acordo com você, para que você o tenha como escravo pelo resto da vida?
    Acaso você consegue fazer dele um bichinho de estimação, como se ele fosse um passarinho, ou pôr-lhe uma coleira para as suas filhas?
    Poderão os negociantes vendê-lo? Ou reparti-lo entre os comerciantes?
    Você consegue encher de arpões o seu couro, e de lanças de pesca a sua cabeça?
    Se puser a mão nele, a luta ficará em sua memória, e nunca mais você tornará a fazê-lo.
    Esperar vencê-lo é ilusão; só vê-lo já é assustador.
    Ninguém é suficientemente corajoso para despertá-lo. Quem então será capaz de resistir a mim?
    Quem primeiro me deu alguma coisa, que eu lhe deva pagar? Tudo o que há debaixo dos céus me pertence.
    “Não deixarei de falar de seus membros, de sua força e de seu porte gracioso.
    Quem consegue arrancar sua capa externa? Quem se aproximaria dele com uma rédea?
    Quem ousa abrir as portas de sua boca, cercada com seus dentes temíveis?

    • Acredito que a exploração desse versículo tenha sido extravagante ao ponto de entonar aquilo que é a palavra de Deus. Leviatã é um demônio opressor, jamais poderá viver dentro de nós. Em Romanos 8:2 Deus fala: “Por que a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que era impossível á Lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito” com isso, é impossível que um demônio possa viver dentro da gente,. Somos filho do Pai, o Eu Sou, ou somos doo Espírito Santo, ou de Satanás. Se a próppria física explica que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço, como podem um espírito e um demônio estarem no mesmo corpo? Acredito que a sua explicação se relevou com oque o contexto bóblico nos passa. Fica na paz!

  14. A paz do Senhor. É inadimissível, aceitar que existe um demônio dentro daquele que está em Cristo Jesus. Me perdoe o autor deste estudo e com respeito me dirijo… Acredito eu que podemos até termos exêmplos de potestades no brasil que são da ordem deste que aje e influência pelas águas. temos aparecida do norte, iara iemanjá, são falsas deidades que não passam de demônios assim como é leviatã. porém um homen ou uma mulher que tem a Jesus como Salvador impossível é que este (a) tenha também um demônio, devemos tomar cuidado em querer comparar um crente com um não crente, pois um verdadeiro cristão não é com iang ag , não tem o bem e mal, somente o mal. ” Logo, já não sou eu quem vive, mas CRISTO vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne vivo pela fé no FILHO de DEUS, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” Gálatas 2, 20. Fiquem na Paz ! me add no orkut pregadordimon@yahoo.com.br

    • Querido irmão Edimom

      Nossa natureza caída apesar de termos aceitado a Cristo, não foi estirpada de nós, antes ela foi condenada na carne, e na carne permanece presa, prova disto, é que muitos pregadores de renome pelo mundo afora, foram achados em graves faltas diante de Deus e da igreja que apascentavam. Como cairam então? simplesmente porque se acharam maiores do que eram. Temos que lutar diariamente para que o Espirito de Deus que habita em nosso espirito, supere a natureza caída que reside em nossa carne, esta é a luta que Paulo fala em suas carta Romanos 7: 14 a 17, o Espirito contra a carne, ele mesmo Paulo, já servo de Deus atuante em seu ministério diz que não fazia o que queria mas o que rejeitava isto fazia, o querer estava nele mas o realizar não, Paulo que era Paulo, no Espirito lutava diariamente contra sua carne, e o que havia em sua carne ? é evidente que eram demonios. Se voce quiser dar outro nome para o que frustrava o crescer espiritual de Paulo, voce estará na melhor das hipóteses sendo gentil com Satanás, isto é, dando um apelido mais meigo a alguem que tem um nome horrendo.
      Querido irmão, não quero parecer duro, mas preocupa-me que muitos crentes pensem ainda que estamos já glorificados, e isto ainda não aconteceu, estamos em um processo de libertação diario e contínuo. Espero que o irmão tenha compreendido, A graça e a paz.

  15. quero corrigir o meu comentário quando sitei que um verdadeiro cristão só tem o mal, troco este mal por bem.

    A paz do Senhor. É inadimissível, aceitar que existe um demônio dentro daquele que está em Cristo Jesus. Me perdoe o autor deste estudo e com respeito me dirijo… Acredito eu que podemos até termos exêmplos de potestades no brasil que são da ordem deste que aje e influência pelas águas. temos aparecida do norte, iara iemanjá, são falsas deidades que não passam de demônios assim como é leviatã. porém um homen ou uma mulher que tem a Jesus como Salvador impossível é que este (a) tenha também um demônio, devemos tomar cuidado em querer comparar um crente com um não crente, pois um verdadeiro cristão não é com iang ag , não tem o bem e mal, somente o bem. ” Logo, já não sou eu quem vive, mas CRISTO vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne vivo pela fé no FILHO de DEUS, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” Gálatas 2, 20. Fiquem na Paz ! me add no orkut pregadordimon@yahoo.com.br

    • Queridos antes de quero desejar a paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo, concordo em gênero numero e grau, com o irmão Dimon aquele que está em cristo e cristo nele não pode ser tomado por demônios pois é impossível haver conciliação entre Jesus e satanás. “O verdadeiro crente”, jamais será templo de demônios já que este está cheio do espirito santo de Deus, fiquem todos com a paz do senhor que excede todo o entendimento, amem.

  16. Temos muitas dificuldades para falar de nós mesmos, e creio fielmente que nenhum crente tem o demônio dentro dele, mas ninguém pode negar que temos uma naturezinha pecaminosa terrível, que se dermos lugar a ela, teremos consequências desastrosas. Gostei da comparação do Leviatã com o nosso orgulho (eu) razão pela qual Deus é diminuído em nossas vida, e canal (o eu) por onde o outro Leviatã age extrinsecamente em nós, querendo atingir o que está dentro de nós, tentando ofuscar a nossa luz, nos afastando de tudo que exalta e glorifica a Deus em nossas vidas. A conta é simples: Mais de nós é igual a menos de Deus e mais do Leviatã, logo mais de nós mais do Leviatã. Menos de nós é igual mais de Deus e menos do Leviatã, logo menos de nós menos do Leviatã. E quanto mais menos de nós mais mais de Deus até anular o Leviatã.
    Quero continuar estudando com vc.
    Luciano

  17. Izidoro, paz do Senhor Jesus, gostei bastante do estudo e dos comentários e bom ver que estamos no mesmo propósito de estudo da palavra de Deus, contudo discordo de seu texto, principalmente no que tange a existencia de um “leviatã” dentro de cada um de nós, pois dentro da esfera espiritual na qual o ser Humano está inserido, ou particularmente no corpo do Homem que é templo vivo de Deus só pode haver um espirito: da verdade ou da mentira, em se tratando fora do corpo ainda no mundo espiritual satanás age influenciando a humanidade, e Pedro exorta-nos neste assunto “Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar”(1Pe 5:8), deixando claro que o inimigo fica em posição de ataque esperando que lhe demos oportunidades, na qual, Colossenses 3:8 também exorta-nos “Mas agora despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca” essas e outras práticas advertidadas pelo apóstolo nos separam da graça de Jesus deixando vazio nosso Templo (corpo) para a entrada do inimigo como nos ensina a palavra de Deus: “Jesus continuou: —Quando um espírito mau sai de alguém, anda por lugares sem água, procurando onde descansar, mas não encontra. Então diz: “Vou voltar para a minha casa, de onde saí. Aí volta e encontra a casa vazia, limpa e arrumada. Depois sai, vai buscar outros sete espíritos piores ainda, e todos ficam morando ali”. Assim a situação daquela pessoa fica pior do que antes. E isso também acontecerá com esta gente má de hoje”. (mateus 12: 42-45).
    Deus usa a figura do liviatã no texto como CRIATURA que existia (possívelmente um réptil da familia de crocodilos e jacarés) e era TEMIDA não tendo ninguém entre os homens capaz de afronta-la, no contexto espiritual leviatã é figura de satanás que “Reina soberano sobre todos os orgulhosos” (jó 41:34). Deus nos versiculos 12 e 13 pergunta a Jó se ele conhece dentre os homens alguém capaz de desafiar satanas (leviatã) e demostra versiculo 10 do cap. 41 sua soberania e esperança na vinda do messias cumprindo a profecia do salmo 74:14 “Esmagaste as cabeças do monstro Leviatã e deste o seu corpo para os animais do deserto comerem”.
    Realmente Izidoro se não vigiarmos e não nos esvaziarmos de nós mesmos preenchendo-nos do espirito da verdade, o inimigo vai entrar e fazer uma bagunça pior do que a anterior.
    A todos quanto lerem este comentário saibam que o meu entender sobre o livro de Jó é o seguinte: Deus é soberano na vida do Homem, seus planos não podem ser frustados como reconheceu Jó, aqueles que dizem que o amam ele disponibiliza provas desse amor, cada um tem um limite e Deus sabe até onde podemos suportar. A maior prova Jesus passou. Pois assim Jesus disse: tome cada um a sua cruz e siga-me.

  18. Graça e paz para todos ! na minha visão sobre o assunto acho que foi feita uma comparação do animal leviatã e o mal que esta escondido dentro de cada um ! lei o texto:

    Leviatã – Espirito de Manipulação

    1 – LEVIATÃ NÃO AGE SEM PERMISSÃO ÉTICA, MORAL OU ESPIRITUAL.

    John Konox, grande avivalista do século 18, já pesquisou sobre Leviatã e descobriu que ele é um governo na mente. Ele tem a finalidade de governar e reger a mente do homem. Ele é um espírito de manipulação mais acentuado que Jezabel. A liderança regida por Leviatã fica amortecida e anulada. Vivemos dias em que há uma regência muito forte de Leviatã sobre o povo. Todo ataque de Leviatã tem por trás uma aprovação homologada da pessoa, ele atua de forma desorganizada e distraída, ele usa a própria legalidade da vida do líder.

    2 – JÓ FOI ATACADO POR LEVIATÃ – JÓ 41

    Jó foi testado na honra, a intenção de Leviatã era fazer Jó murmurar. A legalidade que Jó deu foi de achar que não precisava prosseguir no conhecimento de Deus, ele tinha tudo o que precisava e para ele já bastava, estagnou na sua vida espiritual.

    “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” (Os. 6:3)

    Quando não prosseguimos em conhecer ao Senhor os céus são de bronze sobre nós, a chuva não vem. Jó, por achar que estava com a sua alma alimentada, não sentia desejo de conhecer mais ao Senhor.

    “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem. Por isso me abomino e me arrependo no pó e cinza.” (Jó 42:5,6).

    Quando Jó detectou o ataque do principado no capítulo 41, venceu-o e reconheceu sua debilidade.

    O alvo precípuo de Leviatã é sempre destruir o sacerdote, fazer com que o líder se torne anulado em suas funções sacerdotais. Ele trás um discurso mentiroso para a mente do líder e a partir daí o manipula.

    3 – LEVIATÃ, O MONSTRO MARINHO QUE AFUNDA NAVIOS

    O Salmo 104:26, fala sobre o monstro marinho que afunda navios. Navios representam ministérios. A arca, o primeiro navio citado na Bíblia, foi criado para transportar e salvar uma família, uma Nação, uma descendência. Demonstra o cuidado de Deus com famílias que estão debaixo de um propósito.

    Após o dilúvio, Deus fez a arca aportar em Ararate, que significa aquele que abraça, protege e sustenta. Quando o ministério, a família e sua descendência entra em perigo, Deus os encaminha para Ararate. Você pode enfrentar o dilúvio e o monstro do mares, mas Deus irá fazer chegar em Ararate, por que a proteção do Todo Poderoso está sobre sua vida.

    4 – O ATAQUE DE LEVIATÃ NA VIDA DA MULHER

    Em Gênesis Deus mandou o homem dominar sobre Leviatã.

    “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra” (Gn. 1:28)

    Com a queda o homem se deixou dominar por Leviatã. Leviatã entrou na mente da matriarca das mulheres, lançou dúvidas, manipulou, mentiu, induziu. Leviatã sabia que se pegasse a mulher iria derrubar o homem, foi astuto. Por isso, toda mulher de Deus deve manter sua mente bem guardada.

    Quando Leviatã atacou Jó, usou sua mulher para desanimá-lo:

    “Então, sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre.” (Jó 2:9)

    Se acertarmos na liderança feminina Leviatã será derrotado.

    A MULHER SÁBIA FORJA NO MARIDO UM CARÁTER E UMA PERSONALIDADE INDEMOLÍVEIS.

    Toda mulher que tem uma palavra desapropriada, fora da ordem, está debaixo da regência de Leviatã. Mulheres regidas por Leviatã infringem princípios. É LOUCA assim como a mulher de Jó.

    5 – MULHER – A IDONEIDADE DA ALIANÇA

    A idoneidade do casamento é papel para mulher. À mulher cabe conduzir sua família debaixo de princípios. A mulher sábia sabe decidir corretamente em momentos difíceis. Que benefício terá uma aliança que nos momentos mais difíceis não há apoio. A crise é o filtro do caráter do casal.

    6 – CASAMENTO QUE NUNCA ENFRENTOU UMA CRISE ESTÁ NA FARSA E NA MENTIRA.

    Conhecemos alguém que está sendo regido por Leviatã pelo seu discurso.

    “O que guarda a boca e a língua, guarda sua alma das angústias” (Pv.21:23)

    Peça ao Senhor que mude seu discurso e coloque em sua boca as palavras do Trono, do altar, do coração de Deus, para que você não angustie mais ninguém e nem viva angustiado.

    “A glória da última casa será maior do que a primeira” (Ageu 2:9),

    A vida de Jó mudou quando Leviatã foi derrotado em sua vida. ASSIM SERÁ COM VOCÊ!

    o próprio Senhor Jesus disse: Se vós, pois, ” sendo maus” , sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?
    Mateus 7:11

    Jesus quando disse esta frase ele estava falando para crentes e gentios, não era só para os impios . Acho que tem muito crente que esta pensando que só porque aceitou Jesus como seu salvador pensa que é super-homem e na verdade pode estar pecando muito mais que um impio !

    veja detlhes sobre nossos corpos e quem somos:

    1 Coríntios 15:42-44: “Assim também a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor.”

    se mesmo você vivendo em cristo sendo temente a Deus o seu corpo é corruptível e nele a á pecado veja um exemplo :

    Um princípio ou poder governante, por exemplo, Rm 6:6 “(o corpo) do pecado”, aqui o “pecado é definido como um poder organizado que age através dos membros do corpo, embora o pecado se encontre na vontade (o corpo é o instrumento orgânico); na cláusula seguinte e em outras passagens, citadas a seguir, este princípio governante é personificado” (Rm 5: 21; 6: 12-14, 14, 17: 7: 11, 14, 17, 20, 25; 8: 2; I Cor. 15: 56; Hb 3: 13; 11: 25; 12:4, Tg 1: 15, segunda parte).

    Então a sim um mal dentro de todos crentes e não crentes que nos tenta a cair sempre, isso porque ainda não estamos livres do pecado de nossa carne. Do Espirito somos livres do pecado mais da carne não!

    grande exemplo de que a um mal dentro de cada um:

    Exemplo 1 : Gl 5:17 NVI) Porque os desejos da natureza pecaminosa que é contrário ao Espírito, eo Espírito, que é contrário à natureza pecaminosa. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que você não faça o que quiser.

    Exemplo 2 : Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.

    Até mesmo o aposto Paulo tinha um mal dentro dele! que erá o espinho na sua carne!

    Resumo: Temos um mal dentro de nois que temos que lutar contra isso diáriamente!
    não sou Pastor, Não sou ateu, sou apenas um crente desviado procurando ajuda que muita das vezes não encontra ajuda porque existem crentes que se acham maiores do que o nosso próprio Senhor! Parabens zizdro junior seu texto me ajudou muito Glórias a Deus!

  19. Estou aprendendo muito

  20. gostei muito do seu blog e da postagem do leviatã aprendi muito que a graça do senhor vós acompanhe.

  21. voce sabia que esta sendo fabricado um microchip nos EUA que e a marca da besta o tamanho do chip e do tamanho de um grão de arroz e quem colocalo estara condenado ao inferno seja o que for não coloque

  22. o Leviatã foi Deus quem criou,satanás irá incorporar nele após a grande tribulação quando fomos arrebatados, e quando vier o amargedom, nos iremos cantar o Salmos 46 pois estaremos na nova Jerusalem

  23. Espero que nesta data de hoje o irmão Antonio Rodrigo já tenha se reconciliado com o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.Quanto aos ensinamentos eu estou muito satisfeita com estou lendo nas postagens do irmão Izidro Jr.pois sei que devemos cuidar de nossa vida espiritual como um todo,sem nos esquecer de nossa carnalidade,pois o Espirito Santo habita em nosso interior ,mas,o imundo está ao nosso derredor ,pronto para nos fazer escorregar e cair em pecado.Que Deus possa sempre nos ajudar a vencer esse leviata.Em Nome de Jesus eu agrdeço a ajuda.A Paz do Senhor ,fiquem com Deus

  24. Natonio não;sei qual o motivo que ti fez desviar dos caminho, do Senhor !mas o teu pedido de ajuda me comoveu, estarei orando por vc, na certeza que ! que O meu DEUS,segundo as suas riquezas,suprirá
    todas as vossas necessidades em gloria, por cristo Jesus. fil.4;19
    fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.como diz o meu pastor;não seja nem muito céu e nem muita terra.o que não falta e leviata para querer em pedir a nossa caminhada,mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Jesus ja dizia ; em s. joão 3.12. Se vos falei de coisas terrestres,e não creste, como crereis,se vos falar das celestiais ?

  25. Bem meus amigos,eu sei que leviata eh sim um demonio e ele consegue ser forte pois ele age nos sentimentos humanos,tipo : orgulho,inveja,paixao,duvida,etc todos os sentimentos contrarios aos sentimentos de um cristao que eh: fe,amor e esperança. Amados temos que viver pela fe pois o coraçao do homem eh enganoso.

  26. Paz do Senhor Jesus. Bom dia.
    Não confundamos as coisas, como a Bíblia não é de particular interpretação, eu fico com o que a passagem Bíblica esta mostrando. O leviatã mencionado em Jó 41:22 sempre será um leviatã, quem disse isso foi o próprio Senhor DEUS, quem quiser contradizer isso que está escreito, admiro a muita coragem de esta contradizendo ao próprio DEUS!

    • Caro irmão(a)

      Vejo que não entendeste nada do que está escrito neste post, e lamento sua precipitação em julgar-me. Mas como garanto livre expressão dos leitores deste site, desde que os comentários não sejam ofensivos a moral ou de baixo teor, seu comentário será publicado, mesmo combatendo-me deliberadamente e indevidamente, pois jamais disse ou fiz o que me acusa em seu comentário. Contudo, não me furto de defender-me quando julgo necessário.
      Minha intenção neste site é promover a palavra de Deus as vidas que buscam mais de Deus, minha disposição é acrescentar e não destruir, nem mesmo combater contra o sangue, pois nossa luta deve ser contra as hostes infernais(Ef 6:12). Toda divisão é perda de rumo ou de foco, o qual deveria ser em ganhar almas para Jesus, e diluir a falta de conhecimento que tanto destrói o povo de Deus (Os: 4:6). As vezes vejo em comentários como este seu, a falta total de alvo (Fp 3:14), perde-se muito tempo e recursos lutando contra irmãos que se propõem simplesmente através de uma forma ou outra, falar de Jesus e de sua palavra, pois o que faço aqui sim, não é outra coisa a não ser falar de Jesus e de Deus.
      Espero que tenha me feito claro nesta breve explanação. Normalmente não me dou o trabalho de escrever para quem não concorda com o que escrevo e permanece tão somente neste esfera, simplesmente aprovo. Porém, quando se dirigem a minha pessoa levantando dúvidas quanto a minha conduta como ministro de Deus sugerindo que falo heresias. Nestas ocasiões, sinto-me constrangido e obrigado a expor a minha posição como servo de Deus.
      Certo de sua compreensão, desde já agradeço sua participação!

  27. é muito bom discutir, de forma sadia, a palavra de Deus. posso concordar com o que é postado, assim como posso discordar, o interessante é que a busca pela palavra fiel se torna o nosso alvo que nos encaminha para o nosso senhor Jesus. se temos ou não um leviatã dentro de nós que precisa ser controlado, a palavra de Deus revela se sim ou se não, basta o servo buscar o entendimento nas escrituras e o espírito Santo de Deus se faz presente, pois ele não é um espírito de confusão.

    • Amém irmão! é isso que eu digo neste site mesmo, e pessoalmente aos irmão na fé, não é necessário concordar com tudo o que digo, deixe o Espírito testificar, se não for do Senhor não irá prosperar, mas se for do Senhor edificará a muitos, busquem ao Senhor e Ele mostrará o que é Dele!

  28. Irmão primeiramente que a paz esteja com você!! Como é profunda esta revelação um leviatã….não precisa nem ler na escritura só examinando o que tu disse vem tudo às claras….

    • A paz Alexandre Cunha!
      Glória a Deus que esta palavra tenha achado lugar em seu coração e que tenha testificado que vem da parte do Senhor! Alegro-me cada dia mais que muitas vidas continuem a receber com alegria e entendimento. Deus continue acrescentando muito mais ao irmão! Paz

  29. Irmão Izidro Álvares, a paz do Senhor Jesus Cristo. Estive lendo mais uma vez o livro de Jó, e me vi fisgado pelo capítulo 41, onde tive dúvidas. Dentre alguns sites e escolhi este, e o achei oportuno para esclarecer minhas dúvidas. Sei que muitos veem o livro de Jó de forma hiperbólica, mas eu creio ser um livro poético, que através de sua forma poética nos passa mensagens reveladas de em como vencermos nossas adversidades. Aprouve Deus que o irmão continue nessa força, que o Espírito Santo continue revelando ao irmão e tantos outros que almejam mergulhar na palavra de Deus, a saber, a Bíblia Sagrada. Aleluia.

    • Paz Elias dos Santos Oliveira
      Fico feliz que entenda as coisas do Senhor desta forma , muitos irmãos lutam e relutam se prendendo na forma que o leviatã posa ter, ou até mesmo buscam entendê-lo de forma científica. Aqui neste site, minha intensão é revelar a palavra como algo espiritual, até porque o próprio Jesus disse que as suas palavras são espirito e vida(Jo 6:63), e importa que assim nós a tenhamos. Toda a Bíblia é palavra de espirito e vida. E portanto toda a palavra deve ser entendida assim, é bem verdade que muitas vezes temos que conhecer a parte histórica para entender a realidade que Deus está a nos propor, porém, passagens como estas nas quais se vê claramente que são visões, sonhos, ou mesmo Deus falando de uma forma mais representativa, nós temos que procurar o entendimento através da palavra e oração, pedindo que o Senhor Jesus nos abra o entendimento para podermos compreender estes mistérios.
      Há irmãos que se prendem em um versículo que diz que há mistérios de Deus os quais não devemos saber. Eu digo: que se deve perguntar ao Senhor sobre tudo, Ele vai responder somente sobre aquilo que interessa realmente a nós saber, aquilo que não for do interesse de Deus nos fazer saber, Ele vai silenciar e pronto. Portanto, irmão Elias, busque, ore, e continue crescendo. Deus o abençoe ricamente. Paz!

  30. Bom, é uma ótima tese, mas vejo pessoas postando represálias ao texto acima… Devo lembrar que cada um tem sua forma espiritual de entender a bíblia, se para um é x e para outro é y, isso vai depender da forma em que Deus que te usar para que tenha influência sobre pessoas que precisam de uma ajuda espiritual… Por tanto não esqueçam que tudo ao olhar material é …………( TEORIA) então não se devem discutir… Apenas absorver mais uma forma extraordinária de pensamento… Deus usa enigmas para que cada um tenha sua visao naquilo que precisa… Se nao o fosse assim antes nao existia pregacoes por parábolas. Muito obrigado pelo texto., e suas explicações são de muitas riquezas, pode ter certeza que será útil em algum momento de nossas vida para reflexão ou até mesmo para decisões importantes…

  31. Achei excelente o estudo .aprendi bastante

  32. Gostei!
    Lembrando que o espirito ta pronto mas a carne é fraca!
    Todos os dias matamos um leão dentro de nós!

  33. Gostei!
    Lembrando que o espirito ta pronto mas a carne é fraca!
    Todos os dias matamos um leão dentro de nós! A paz do senhor Jesus pra todos!

  34. Olá, gostaria de receber os outros estudos a continuidade desse. Desde de já agradeço.

  35. Muito bom estava procurando estudo relacionado a esse versículo. Algo revelador gostei

  36. Excelente explicação

  37. estudo interesante mais discordo leviata é real e estara na grande tribulacao para receber satanas o unico q aguentara sua posseçao que fala em isaias 22-1 e apocalipse 11-9

Deixe um comentário