Leviatã, um inimigo mais próximo do que imaginamos (parte II)


 

leviata3

 

Como vimos na mensagem que deu abertura a esta série sobre o Leviatã,  no verso 1, Deus  nos mostra como somos presunçosos ao imaginarmos que temos alguma chance de vencer o leviatã com nossa própria força.

 

O verso 2 de igual modo nos dá uma continuidade da mesma idéia quando no diz: ” Podes pôr uma corda no seu nariz ou com um espinho furarás a sua queixada ? ”  . Reparem que a idéia citada por Deus de o homem pôr uma corda no nariz do leviatã, noslembra muito o domínio que o homem exerce sobre os bois, pois nestes o homem coloca aneis nas narinas e por cordas os puxa e os dirige para onde bem entender. Mas sobre o  leviatã, o homem não consegue exercer o mesmo domínio.

A continuação do verso 2 torna-se mais clara no início do verso 3.   O verso 2 termina dizendo: ” ou com um espinho furarás  a sua queixada ? ” ,  seria possível ao homem submetê-lo através de força ?  O veso 3 nos diz : ” Porventura multiplicará  as suas suplicações para contigo? ou brandamente te falará ? ” . Fica muito claro que não há intimidação nem recuo do leviatã quando ele começa a agir na vida de um homem. Ele não se intimida pela força, nem muda seu falar, não é humilde, nem educado, sua força é desproporcional ao adversário.

 

Reparem no que diz o verso 4 : ” Fará ele concertos contigo, ou o tomarás tu por escravo para sempre ?  A palavra de Deus está a nos revelar mais um pouco do caráter deste leviatã, ele não aceita diálogos nem faz concessões ao homem, mas infelizmente o homem não se convence que não possui o domínio sobre este inimigo, vejam o que diz o verso 5:

 

” Brincarás com ele, como se fora um passarinho ou o prenderás para tuas meninas ? “

Aos passarinhos propriamente ditos, alimentamos ou damos de beber, e também para nosso prazer os temos para simplesmente contemplá-los, no verso 5 Deus nos leva a meditar se, não ocorre lá no nosso íntimo uma satisfação de termos esse leviatã em nós, pois para nosso proveito ele nos é útil algumas vezes, pois com poucas palavras matamos alguns “inimigos”  da nossa carne, esses inimigos na verdade eram nossos irmãos em Cristo. As vezes alimetamos o leviatã dentro de nós para  o liberarmos em momentos convenientes, pois já vi muitos dizerem : ” eu sou muito bom, mas não me tirem do sério, porque comigo ninguém se cria….” .

 

Parece engraçado, mas é mais sério do que se imagina, nos enganamos a nós mesmos quando insistimos em conviver  amistosamente com este espírito destruídor de vidas, porque não só destrói o próximo quanto destrói a nós mesmos. Há ainda quem o admire deixando ” as meninas ” o contemplarem, estas “meninas” são nossos olhos, as meninas de nossos olhos, nós somos aquilo que contemplamos, se olhamos para o pecado, nos tornamos pecadores, se olhamos para a Vida que é Cristo, tornamo-nos viificados por Cristo Jesus.

 

Para concluirmos  a segunda parte desta série, quero compartilhar o verso 6:

” Os teus companheiros farão dele um banquete, ou o repartirão entre os negociantes ? “

 

Quem são os teus companheiros ?  que banquete é este ?  e quem são os negociantes ?

Para responder a estas perguntas não fique pensando com quem você anda, porque não é sobre estes que a Palavra de Deus a está a questionar, mas sim, sobre os nossos companheiros internos. Mas quem são estes ?  Estes são aqueles companheiros que estão conosco o tempo inteiro, independente de hora ou lugar, ou seja, nossa vontade, nossa mente, e nossas emoções.

 

São estes que nos acompanham em todos os lugares, em todas as horas, e sobre  estes Deus nos pergunta: ” Os teus companheiros farão dele um banquete ? “, ou seja, é de leviatã que nossa alma quer fazer um banquete ? é dele que nossa alma quer se deliciar ? pois Mente , vontade e emoções nada mais são que nossa alma.

 

Banquete é como sabemos uma rica e diversificada mesa repleta de saborosos alimentos, onde nos alegramos não só com nosso paladar mas com nossos olhos. Assim é para a nossa alma, se ela não estiver submissa a Cristo, um grande e farto motivo de alimento, pois senão tivermos consciência de quem é Leviatã, seremos enganados facilmente por ele, e nos alimentaremos fartamente de Satanás, e não de Cristo.

 

Por fim, os negociantes: estes sim, são os demônios enviados por Satanás a fim de barganhar conosco, são negociantes que enganosamente nos oferecem coisas das quais em tempo breve nosarrependeremos e verificaremos que fomos enganados, pois os negócios de Satanás são sujos e visam a destruição do  homem.

 

Nesta oportunidade o Senhor Jesus nos permitiu compartilhar até o verso 6, em breve continuaremos a nos aprofundar mais nos versos que ainda restam a fim de que nada na Palavra de Deus nos seja oculto.

Quero dizer-lhes que estou buscando e orando para que o Senhor Jesus nos dê a realidade de sua palavra, e que você que lê estas mensagens, possa receber e testificar de Cristo, a verdade desta palavra.

 

Continua… aguardem a parte III.

Anúncios

8 Respostas

  1. A Paz Irmão,

    Gostaria de comprimenta-lo sobre sua abordagem sobre o texto Jó 41 sobre está figura que é leviatã.
    Costumo sonha muito com crocodilo, e ano passado numa conferencia da SNT, em Brasilia nossa Bispa Lucia Rodovalho falou algo sobre sonhos com crocodilos serem sonhos com uma especie de demônio, mas não tive como verificar nada… Não fui atras de informação nenhuma , mas a uns dias sonhei de nove com eles, e fui a internet procurar algo sobre o assunto… No qual logo constatei que leviatã era um crocodilo, procurei e encontrei esta materia maravilhosa vinda dos céus diretamente pro meus coração… Estou numa luta ferrenha contra meu temperamento (eu) e entendi realmente declarei minha impotencia diante de mim, e creio na vitória, se o SENHOR me revelou ELE me fortalecerá contra este leviatã ( meu Deus , que habita dentro de mim) e vencerá a minha guerra !!! Agradeço a DEUS por este dons maravilhoso que tens!!!! Que Ele continue te dando mais e mais sabedoria em nome de JESUS CRISTO,
    sua irmã ,
    Andréa Fernades

    • A graça e a paz seja contigo !

      Fico feliz que Deus tenha lhe tocado enquanto lia o artigo ” leviatã, um inimgo mais perto do que imaginamos”, tenho procurado dividir com o maior número possível de pessoas, aquilo que o Senhor tem me dado com grande fartura.

      Incentivo a você Andréa, a orar e buscar mais no Senhor, pois ele dá sabedoria a quem pede, é assim que diz sua palavra, mas muito mais do que ter sabedoria, é viver esta sabedoria que Deus nos dá, de nada nos adiantará sermos sábios se o formos somente para os outros, é preciso vivermos aquilo que o Senhor nos revela. senão incorreremos naquele erro que a palavra menciona: ganharemos o mundo inteiro e perderemos nossa alma.

      Neste momento em que te escrevo, acabei de publicar a última parte deste artigo sobreJó 41. Desejo no meu coração e oro para isto que o Senhor continue falando com você intensamente. E sempre que quiser visite o blog, e me ajude a divulgar este espaço que o Senhor tem nos dado para falar do Seu Nome.

      Deus te abençõe ricamente Andréa, que o amor de Deus , a graça do Senhor Jesus Cristo e a comunhão do Espírito seja contigo hoje e sempre. Amém.

      • Paz do Senhor!
        Deus abençoe sua vida e lhe dê muita sabedoria e amor pra continuar escrevendo e ajudando ao próximo com os esclarecimentos.
        Que o Espírito Santo de Deus esteja contigo!

  2. A eu não entendi direito as msn q chegaram em meu email, poieestavam em ingles, mais desejo sim receber notificação de publicação, foi o que entendi!
    e ainda fiz alguma coisa errada!!!!
    Obrigada!
    Andréa!

  3. Graça e Paz, bem, são extamente 02:49Hrs e fui tocado por Deus a preparar uma mensagem (sermão) de domingo à minha congregação, me deparei derrepente a mencionar acerca de Leiatã.
    Busquei na internet e gostei muito mesmo sobre o assunto abordado por vocês e gostaria de receber mais estudos, ou também compartilhar os que tenho para juntos crescermos e comtribuirmos para o povo de Deus. Estou muitíssimo abençoado e com certeza estarei enriquecendo o meu sermão de domingo para as ovelhas que Cristo deixou sob minha tutela aqui na terra.
    Sou bacharel em teologia pela Faculdade Nazarena em Campinas-SP e cursado Grego e Hebraico pela UNICAMP, o que puder contribuir estou à disposição mas principalmente gostaria de receber dos amados irmão.
    Muito grato, Pr Nivaldo Junior (Macaé-RJ)

    • Pr. Nivaldo

      Estou muito honrado pelo seu comentário no blog Palavras de Espírito e Vida, no post “Leviatã um inimigo mais próximo do que imaginamos”. Com certeza será de crescimento mútuo o compartilhar da Palavra do Senhor Jesus. Desde já convido-o para navegar no blog http://www.pevtiposesimbolos.wordpress.com que é outro blog que mantenho. Gostaria imensamente de receber da parte do irmão estudos onde futuramente pudessemos compartilhar e somar o conhecimento do Jesus em nossas vidas. Ao contrário do irmão, não tenho formação acadêmica alguma, mas tenho uma grande sede de aprender mais de Jesus, e isto faço buscando no Senhor a revelação de suas escrituras, busco a essência da palavra, aquilo que pode gerar espírito e vida. Jesus disse em João 6:63 que suas palavras são Espírito e vida, e isto é o que busco, e tenho prazer de compartilhar. Desejo desde já pôr-me inteiramente a disposição do irmão para juntos crescermos em Jesus

      O amor de Deus, a graça do Senhor Jesus Cristo e a comunhão do Espírito sejam com o irmão mais hoje do que ontem, e mais amanhã do que hoje.

      Atenciosamente

      Izidro Júnior

  4. A paz do Senhor pr e irmaõs ,fiquei muito feliz pela revelação desta palavra, como a irmã Andrea tbem tive vários sonhos com crocodilos recem_nascidos,já adultos e agora o utimo eu lutei amarrei a boca com a camisa do meu esposo,só q a boca era de leão e o corpo e as patas de crocodilo , ele encravou as patas nas minhas nadegas . Hoje qdo orei o Senhor me deu esta palavra Jó 41,estou muito triste tenho passado por perseguiçoes .Muito obrigada e q o Senhor te abençõe cd dia mais.
    irmã Mônica

  5. Amém! Essas mensagens estão abrindo muito meus olhos.Nunca deixe de ser usado por Deus!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: