Naás, o amonita. I Samuel 11:1 – 15


I Samuel  11 :1 – 15

Observando esta leitura, pus-me  a meditar no que o Senhor desejava falar. Reparem que no verso um, há a palavra “sitiou”, sitiar é pôr cerco militar ou seja,  forças militares armadas ao redor de algum lugar. Meditando sobre isto, trouxe-me o Senhor o entendimento de que muitas vezes somos nós que estamos no lugar sitiado.

 

O lugar sitiado em que estamos pode ser qualquer um, pode ser o nosso emprego, nossa vida financeira, nossa saúde, nosso casamento, nosso patrimônio, nossos filhos, nosso cônjuge, ou qualquer ente querido, pode ser até mesmo nossa vida espiritual. O fato é que muitas são as vezes em que nos sentimos cercados, sem saída. O importante é que  em qualquer  um destes  ” lugares” sitiados,  não se faça alianças com o inimigo, tal como fizeram os homens de Jabes Gileade.

 

Toda e qualquer aliança com o inimigo nos tira a capacidade de ver o Senhor.

 

Toda e qualquer aliança com o inimigo, nos faz seus servos (escravos).

 

Notem que uma aliança é uma troca de benefícios entre duas partes, uma oferece algo, e a outra se propõe com outra coisa, de maneira que as duas, pelo menos no primeiro instante, saiam beneficiadas.

” Faze aliança conosco e te serviremos”, a proposta de fazer uma aliança com Naás, era tão somente para não ter que lutar, evitando assim um desgate bélico. Na verdade estavam tomados de covardia e comodismo, pensavam que poderiam acalmar as coisas sem ter que se incomodarem. Quantos de nós já não fizemos alianças deste tipo? Alguém poderá dizer  ” eu nunca fiz, sou nova criatura em Jesus, e jamais faria tal coisa”.  Infelizmente fazemos alianças deste tipo quando nos comportamos tal como o mundo exige, a fim de não nos incomodarmos ou no indispôrmos com ninguém.

 

Como? Imagine no seu trabalho, os colegas falando com linguajar inadequado, piadas sujas, palavrões, comentários de mal gôsto, perseguições a um ou outro colega a fim de ridicularizá-los. E você ali vendo que se não aderir àquele tipo de comportamento, na melhor das hípóteses não será aceito no meio do grupo, se ainda, não for você mesmo o próximo a ser vítima dos colegas maldosos. Para passar bem, no mínimo você começa a participar da roda das piadas sujas, dos comentários maldosos sobre um colega ou outro. Quando seu próprio falar não passa a sofrer modificações por influência do meio em que você passa a maior parte de seu dia. Isto é uma aliança com “Naás”, não o amonita, mas o “perseguidor” .

 

Outro exemplo ?  Imagine você e sua vida financeira. Confiando que depois você pagará, passa a comprar tudo o que pensa precisar, passa a não deixar para mais tarde aqueles passeios dispendiosos, e os cheques não param mais de sair de seu talão,  seus cartões não param de passar nas máquinas de credito ou débito, e tudo será pago depois ” sem problemas”. Aí perdemos o controle e todo nosso dinheiro, pois no banco, nosso salário é todo descontado em função das dívidas, não sobrando para as despesas do mês. Assim então é nos proposto a aliança com “Naás”, não o amonita, mas o banqueiro. E passamos então a serví-l0 praticamente  em caráter de escravidão, pois tudo o que ganhamos não paga o que ele nos emprestou e a dívida com os bancos ou financeiras só aumentam. É duro sairmos desta escravidão.

 

 A fim de ilustrar, cito por alto, mais um exemplo:  O nosso casamento. independente se um dos cônjuges, ou se dos dois, surgem constantes atritos, a fim de um não ceder para o outro, inicia-se uma guerra de vaidades entre o casal para ver quem manda mais. Aliançados com “Naás” , não o amonita, mas o “destruidor de famílias”, passam a ouvir seus conselhos e combater um ao outro, até que seja insustentável a convivência, e a separação inevitável.

 

Agora notem o verso 2. Naás, o amonita, acenou com a possibilidade de fazer a aliança com os homens de Jabes Gileade, se os mesmos concordassem em ter seus olhos direitos vazados.  Porque Naás pediu isto?

 

Naqueles dias, os homens quando iam a guerrra, carregavam em seu braço esquerdo o escudo, e não era um escudinho qualquer, o escudo tinha um tamanho considerável, fazendo com que a visão do olho esquerdo ficasse atráz do escudo, tendo até mesmo a visão periférica deste olho esquerdo prejudicada. Com o olho direito vazado e o esquerdo atraz de um enorme escudo, não haveria homem em Israel capaz de lutar em combate nenhum, o que Naás o amonita queria na verdade era tirar de combate os homens de Israel, fazendo-os inúteis à batalha. É este o objetivo de Naás (SataNaás), tornar  o homem incapaz de lutar contra ele.

 

Outro aspecto interessante, podemos ver em Salmos 16 : 8  ” O Senhor, o tenho sempre à minha presença; estando ele a minha direita, não serei abalado.

Repare que o Senhor está à direita do salmista, assim como está à nossa direita também, precisamos sobretudo de nosso olho direito, é imprescindível que na luta vejamos o Senhor, sem Ele não poderemos vencer, sempre que você estiver lutando, tenha o Senhor á sua vista, lembrando que o escudo( fé) à  mão esquerda e a espada(palavra) à mão direita.

 

Para encerrar, gostaria ainda de referir I Samuel 11 :  7  , no seu final, onde diz ” …Então caiu o temor do Senhor sobre o povo, e saíram como um só homem”. Tomados do temor do Senhor, tiveram neles unanimidade na disposição de lutar contra Naás. O que nos leva então a concluir, que em muitas vezes quando estamos acovardados,  acomodados ou negligentes com respeito as lutas, é porque está a nos faltar temor do Senhor.

É difícil aceitarmos tais realidades em nossas vidas, não gostamos de admitir que em algum tempo fizemos alianças desta ordem, ou que as estamos fazendo ainda. Mas admitir que pecamos e nos arrepender é o princípio de nossa vitória.

 

Que Deus ilumine a todos que lêem este blog, e os acrescente de sua graça a cada dia. Amém.

 

Anúncios

16 Respostas

  1. OLÁ GOSTEI MUITO DA SUA VISÃO ACERCA NESTA PALAVRA QUE NOS ORIENTA A NÃO FAZERMOS ALIANÇA COM O INIMIGO, UMA PORQUE A PRÓPRIA PALAVRA JÁ NOS DIZ: AQUELE QUE SE DEIXA SER VENCIDO SE TORNA ESCRAVO DO VENCEDOR E ERA ESSA A INTENÇÃO DE NAÁS EM VAZAR OS OLHOS JABES-GILEADE TORNA-LOS COMO PRESAS ( ESCRAVOS) QUE DEUS TE ABENÇÕE!!!!!
    MUITO BOA SUA ANALISE.

  2. gostei deste comentario muinto bom

  3. muito bom seu ponto de vista embasado na palavra de Deus.

  4. gostei muito ,vou pregar esta palavra!

  5. muito boa a mensagem

  6. adorei, abriu minha visao espiritual. que o srJesus continue te iluminando. sileide.

  7. muito forte vamos levar essa mensagem por ai .

  8. GLÓRIAS A DEUS POR ESSA VISÃO QUE DEUS LHES DEU PARA ENTENDER A SUA PALAVRA

    TO MUITO FELIZ PORQUE AGORA EU TENHO UMA NOVA VISÃO

  9. Glória a Deus! bênçãos sejam derramadas sobre o autor deste blog.

  10. Aqui deixo registrado a minha admiração,pelo conteúdo esplanado! Que o Senhor continue a abençoar sua mente e o seu coração!

  11. excelente!
    Estava meditando quando,do nada, veio em meu coração “1º samuel 11” e resolvi ler aqui mesmo no meu trabalho… depois vim buscar um estudo e vi essa maravilha de blog… que Deus o abençoe ricamente,meu brother! Abraço!

  12. otima visao!!!
    Que DEUS continue te Abençoando…

  13. N teria nenhum problema de mencionar Saul ele ainda estava n presença d Deus e o espírito se apoderou…. iam atrás do Rei e de Samuel. Adamos atrás de Jesus nosso Rei e a profecia Esp Santo…foi mt bom

  14. Acrescentou nas minhas buscas, parabéns pelo trabalhar de Deus em sua vida!

  15. Muito linda esta revelação do Espirito Santo! Já tive experiência dessa natureza onde pedia a Deus para tomar a decisão certa, não a que eu achava certa, pois enganoso é o coracão do homem, mas a decisão de Deus, onde Ele me deu esta PALAVRA , o que não me deixou mais em dúvida de qual atitude tomar. Somos totalmente dependentes de Deus; Não temos porque nos rendermos a Satanás . Somos servos e não escravos.

  16. Muito bom Deus abençoe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: