Amor, o princípio para a consagração


Buscando consagração

Buscando consagração

O que é consagração?  Consagração é separar-se do mundo, deixar de fazer o que quero e gosto para fazer o que Deus  gosta e quer. Consagração é realizar um serviço incondicional a Deus, estar ao seu dispor constantemente.

 

Hoje nós veremos a consagração pelo ângulo do princípio, do alicerce, por onde começa essa devoção incondicional.

Nós precisamos ter em nós a revelação do que é o amor de Deus, talvez até mesmo já tenhamos ouvido sobre esse amor, mas nós nunca o tocamos, precisamos saber o quanto ele  é real. palpável e profundo.

Saber  que ele existe não é difícil, a palavra diz que ele existe, mas torná-lo “substância” é diferente, precisamos tocá-lo, sentí-lo, desfrutá-lo para então podermos consagrar-nos.

Consagrar-se não é coisa para um dia, mas para uma vida. Vejamos como a palavra no latim nos traduz esse falto.

 

Sacro –  ( imortalizar, ou seja não tem fim ) Por esse significado vemos que consagração não é coisa para uma manhã ou tarde ou um dia, mas algo para a eternidade. Consagração é SACRRIFÍCIO, é doar-se inteiramente, sem reservas.

1º Crônicas 29 1 a 5

Quais são os teus tesouros particulares que moram no teu íntimo e hoje tu ofertas ao Senhor voluntariamente? No latim, SACRIFÍCIO tem um sentido interessante. Vamos ver.

 

Sacri = Santo

Of – ficium= Dever, ocupação. função, emprego.

Logo SACRIFÍCIO é um dever santo, uma ocupação santa. Algo louvável e não depreciativo ou indesejável  como se costumar conotar.

Agora como tornar real isso tudo na minha vida se sei dessas coisas apenas na mente? Não tenho realidade do amor de Deus.

Uma consagração nessas condições está fadada a não durar, por que é a mesma coisa que construir uma casa sem alicerces, essas casa em breve racha e cai. Não há como suportar uma vida de consagração sem a realidade do amor de Deus, não se suporta a privação, a perseguição,  a humilhação, e etc… Estas coisas colocarão abaixo minha disposição ao Senhor, a menos que o amor de Deus me seja revelado.

 

Deus na verdade já nos revelou essse amor, nós  é que não conseguimos ver e crer nesse amor. Deus nos ama incondicionalmente. Rm 5 : 8 ” Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”.

E Efésios 2 : 5  ” E estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo _ pela graça sois salvos”.

 

Não importa como tenhamos vivido, quem nós fomos, Deus nos amou quando nós éramos ainda desagradáveis a Ele. O amor de Deus não tem fim . Jr 31 : 3 ” De longe se me deixou ver o Senhor, dizendo:” Com amor ETERNO eu te amei; por isso, com benignidade te atraí”.

 

O amor de Deus é intenso: Jo 3 : 16 ” Porque Deus amou o mundo de tal maneira , que deu seu filho unigênito para todo aquele que crer, não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Deus nos mostra seu amor: Deut 7 : 8 ” mas porque o Senhor vos amava, e para guardar o juramento que fizera a vosssos pais, o Senhor vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão do poder de Faraó, rei do Egito.

1ª João 3
; 1 Vede que GRANDE amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus, e de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão o mundo não nos conhece, por quanto não conhece  a ele mesmo.”

1ª João 4: 9 e 10 ” Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu filho unigênito  ao mundo, para vivermos por meio dele.  Nisto consiste o amor; não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu filho como propiciação  pelos nossos pecados”.

 

A consagração passa pelo viver e compartilhar o que de Deus recebemos.

Agora vamos para a vida.

Nós vimos agora a pouco que Deus nos amou estando nós mortos em nossos delitos. Como vou agora me consagrar ou me dizer em consagração se não tenho o mesmo sentimento pelo meu próximo, como Deus teve para comigo?

Se meu próximo é alguém, que tem o falar caído, alguém  que me aborrece, que me entristece, que me frustra, que me é penoso, e em função disto eu o rechaço…. aí percebo que não consegui entender o que é consagração. Preciso ser ainda aperfeiçoado.

Quando Deus me amou e me transformou em alguém agradável para Ele, foi muito bom, agora que preciso amar e interceder para que meu irmão  chegue na mesma condição de dar fruto, aí a coisa torna-se pesada, logo sentencio-o: “ele é duro de coração, nunca vai se entregar”.

Não…. duro de coração sou eu. Quem não quer se entregar sou eu. O serviço vai ser dobrado, vou ter que orar por mim e pelo meu próximo. lembram da parábola do credor incompassivo? ( Mateus 18: 23 35 ).

Somos assim como ele, recebemos o perdão e não hora de manifestar a mesma graça alcançada, sufoco meu irmão até ele não mais poder suportar. Infelizmente isto muitas vezes acontece, mas isto tem que mudar, alguém que é consagrado não age assim.

Tiago 1 : 22 a 24 nos diz para não esquecermos nossa imagem quando diante do espenho nos afastamos, ou seja, diante de Deus: Santidade; diante dos irmãos: só para que merece santidade. Isso não pode ser assim, o amor de Deus ainda não é dominante no nosso ser. E para ser consagrado é preciso esse amor existir.

Do que estou falando…?

Do amor.

 O que a palavra diz?

1ª João 4 ; 7 ” Amados amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus, e todo aquele que ama, é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor”.

1ª João 4 : 20 “se alguém disser: Amo a Deus e odiar a seu irmã, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê”.

É necessário  para nos consagrar amar verdadeiramente. Romanos 12: 9 ” O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fratenal, preferindo-vos em honra e uns aos outros”.

 

Mas você pode dizer: ” Eu não consigo “. Então confesse ao Senhor e leia Mateus 7 : 8 ” Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate abrir-se-lhe-á”.

Mas você pode ainda dizer: ” Mas eu não tenho a revelação do amor de Deus” Peça a Deus e busque em oração.

 

Cristo é a realidade do amor de Deus. Nele  Deus mostrou ao mundo o seu amor por nós me todos os sentido. Se você diz que não conhece o amor de Deus então você não conhece a Cristo ainda com a devida profundidade.

Busque conhecer e viver a Cristo, e você terá o alicerce, o princípio para a consagração.

Anúncios

3 Respostas

  1. Eu ouvia falar em consagração,mas não sabia o significado desta palavra.
    Parabens pela inspirada mesangem.

    Bira.

  2. AMEM
    JESUS É O SENHOR,NOSSO SALVADOR E DONO.
    IRAMO IZIDRO ,ESTE BLOG TEM ME GANHO MUITO PARA O SENHOR JESUS.POIS VEJO NO FALAR DO IMAO UM FALAR REGENERADO E RESTAURADO EM CRISTO.SINTO A PRESENÇA DO SENHOR ALER CADA ARTIGO,SOU EXPOSTA E LEVADA AO ARREPENDIMENTO TAMBEM.ORO AO SENHOR QUE CONTUE TE ILUMINANDO A LUZ DA PALAVRA QUE É ESPIRITO E É VIDA.ALELUIA .AMEM JESUS ´O SENHOR

  3. FOI MUITO BOM TER LIGO ESTA MENSAGEM, MUITAS VEZES NOS SABEMOS MAS NÃO COMPREENDEMOS! QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO E NOS DANDO MAS REVELAÇOES DO SEU AMOR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: