Tá faltando fé? leia o artigo abaixo

O que é fé?  Antes de meditarmos sobre este assunto vamos ler a seguinte passagem:

 João 10 :1 ” Em verdade, em verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e assaltante”.

O porquê de o Senhor dizer: ” Em verdade, em verdade…” ?

 

o que é cada uma dessas “verdades” ?

 

A primeira verdade fala de conhecimento a nível de alma, ou seja, tomamos o conhecimento na mente. Essa verdade é o que chamamos de ‘”logos”. Importante esclarecer aqui que  a expressão “logos”  diz respeito ao conhecimento adquirido no transcorrer de nosso viver.

 

A segunda verdade fala da realidade, que recebemos no Espírito, essa é a “Rhema”, ou seja, a  Vida, a prática do Espírito, ou ainda, é ter Cristo no comando de nosso coração.

 

Quem tem experiência somente na primeita verdade, por exemplo, sabe que deve perdoar, mas não consegue aplicar esta verdade em seu viver, consequentemente, não perdoa, apesar de saber que devia fazê-lo.

 

O saber na mente,  é muito importante, mas também é incompleto, porém, quem tem a experiência na segunda verdade consegue cumprir, executar o conhecimento depositado na mente. E com isto consegue expressar a primeira verdade.

 

Torno então a pergunta: O que é fé? Fé então é conseguir cumprir pela segunda verdade a primeira verdade.

 

A segunda verdade é a experiência de cruz.

 

O jovem rico ( Lc 18:18-30) sabia o “logos” ( 1ª verdade), mas não quis a “Rhema” (2ª verdade), quando Cristo citou  cinco mandamentos “logos”, o jovem prontamente replicou que todos aqueles mandamentos ele já observava, porém ao ouvir a proposta  de Cristo sobre se desfazer de tudo que tinha e depois seguí-Lo,  o jovem travou na sua mente o fluir da “Rhema”, ele não conseguiu ver  naquelas palavras de Cristo um falar espiritual, novamente, viu tudo de forma natural, terrena e limitada no “logos”.

 

A fé está no Espírito do homem desde o momento que o Espírito de Deus se fundiu, se mesclou, ao espírito do homem, mas só isto não é tudo, a fé precisa  se expandir, precisa locomover-se do espírito para a alma. A fé precisa expressar-se, e isso só ocorre quando ela domina a alma do homem.

 

João 4:24 diz: “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”.

 Leia este próximo parágrafo com atenção:

Deus fez o homem para ser um adorador de Deus. O homem que não tem fè na alma não adora a Deus. Se vivermos somente o conhecimento na alma, Deus não recebe adoração do intelecto do homem. O intecto humano não consegue fazer uma adoração em espírito e em verdade ao Senhor Deus. Nosso “eu” está incapacitado de adorar a Deus, se não estivermos em Cristo e Cristo em nós, tudo o que fizermos para o Senhor não terá valor, pois muitos foram aqueles que curaram enfermos , libertaram possessos, e fizeram muitos milagres, e o Senhor disse não conhecê-los ( Mateus  7 : 21-23). Por que o Senhor os tratou assim? Pelo simples fato de que não tinham a Vida neles mesmos, eram movidos apenas pelo “logos”, realidade de Vida não havia neles, o que  comprova que apenas em nossa própria força e boa vontade não conseguimos adorar a Deus.

 

Só existe uma forma de verdadeiramente adorar ao Senhor: é ter Cristo como Vida dentro de nós, veja bem, ter aceito a Jesus como seu salvador, não adianta nada se você não tornar  O Senhor Jesus uma realidade em seu novo modo de vida, e não falo isto me referindo ao nosso exterior, mas sim ao nosso interior, nele tem de haver um novo Homem, Jesus o Senhor, somente assim adoraremos ao Senhor em espírito e em verdade.

 

Hebreus 11 :1  diz: “Ora, a é a certeza das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem”. Esta é sem dúvida  a maior  definição de fé que poderíamos ter, porém, ninguém que esta apenas no seu conhecimento “logos”, ou seja, no homem natural, pode ter certeza do que não vê, nem mesmo enxergar a prova das coisas que não se vêem. A palavra “prova” significa que o objeto da fé existe. Quando alguém é acusado de algo, é necessário provas para  consolidar o que se diz, da mesma maneira, temos  na fé a prova, ou confirmação de que há,  de que existe o objeto de nossa fé. Somente quem estiver no espírito poderá experienciar a fé da qual a Bíblia fala.

 

Corriqueiramente vemos alguns confundirem fé com crença. Já me perguntei algumas vezes qual a diferença entre fé e crer, e hoje posso dizer que é possível voce crer em Jesus como o Salvador,mas não ter fé nele. “Crer” compreende “receber”, mas fé compreende “viver” . Quando voce aceita a Jesus como salvador, você O recebe com tal, mas ter fé compreende “viver” Cristo, isto é, ver, entender, esperar as coisas pelo espírito 

Então sem fé é impossível adorar a Deus. Hebreus 11:6, ou seja sem Cristo é impossível adorar a Deus.

 

Convido a você que leu este artigo, a opinar sobre ele, compartilhe aqui o que de Deus você tem recebido sobre a fé. Deus o abençõe. 

 

Anúncios

2 Respostas

  1. Este e outros artigos estão fazendo maravilhas em meu modo de ver e viver, e compreender a vida, Deus e seus planos em minha vida de uma maneira geral. Glórias a Deus!

  2. Gostei do entendimento de fé q vc tem, verdadeiramente é algo do Espiríto, pois q foi testificado no meu coração; pois bem, a respeito de viver ou seja possuir provas da fé, tenho uma em especial a compartilhar com todos; a principio da minha fé cristã me deparei com passagens bíblica q relatam sobre dons espirituais, e uma me chamou a atenção: o dom de visão, diz a palavra q o profeta Isaias contemplou a glória de Deus, pois viu Deus sentado em um trono, como também o Profeta Daniel q viu um varão e sentiu-lhe o tocar, provavemete um anjo de Deus; e tudo descreve a palavra como algo possível. Deste então passei a buscar tal dom com orações jejuns a pedir para a usa-lo pra glória de Deus, Até q um dia recebir em meu quarto dois varões vestido de Branco q aparentemente rodava e algo notório era q um imitava o movimento do outro, e isso tudo contemplei de olhos aberto, – q maravilhoso.
    Porém queria aproveitar a oportunidade e tirar uma dúvida se for possível, falo em linguas durante muitas das reuniões de adoração a Deus em minha congregação, e sinto fortemente o peso da glória de Deus sobre mim, como também sinto uma força a me controlar todo o meu eu, e bem sei q é o próprio Esprito de Deus, eu queria saber se da mesma forma q Deus me usa com frequência em falar em mistério com ele, se posso também ter visões com frequência, pois já não tenho vivido como visionários como outrora, o q eu faço para reativar este dom novalmente para a glória de Deus?
    “Obrigado Deus por levantar pessoas ainda cheio do Espirito de sabedoria” fiquem todos na paz e graça de Jesus….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: