A cura do cego de Betsaida


 

Marcos 8:22: ” Chegaram a Betsaida, e lhe trouxeram um cego, rogando-lhe que o tocasse.

Ele tomou o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia e, cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou: Vês alguma coisa?

O cego levantando os olhos respondeu: Vejo as pessoas como árvores que andam.

Tornou Jesus a pôr-lhe as mãos nos olhos e ele, olhando firmemente, ficou restabelecido, e já via ao longe e distintamente a todos.

Mandou-o Jesus para casa, dizendo; Não entres na aldeia.

 

Muitas vezes já li este texto, e outras tantas já ouvi pregações sobre este cego de Betsaida, mas certo dia deparei-me com algumas questões pertinentes e que muitas vezes nos passam desapercebidas. Nunca tinha analisado com cuidado as frases e atitudes de Jesus nesta passagem com a percepção que me ocorreu nesta última vez.

E a primeira coisa que chamou-me a atenção foi que ao ser abordado pela multidão, e solicitado por eles a cura do cego, Jesus toma-o pela mão e sai da Aldeia.

Porque não o curou ali mesmo?

Depois Jesus pergunta ao cego: Vês alguma coisa? E o mais impressionante, o cego diz: Vejo as pessoas com árvores que andam.

Como poderia este cego comparar as pessoas a árvores?  Provavelmente não fora cego a vida inteira, porque se o fosse não poderia estabelecer comparações.

Porque Jesus usou do expediente de cuspir nos olhos do cego? Não bastaria uma simples imposição de mãos?

Ao mandar o cego para casa, Jesus disse; Não entres na aldeia. Provavelmente este cego não morava lá.

Com estes questionamentos comecei a orar e pedir ao Senhor que  me revelasse esta palavra. E agora compartilho com voces irmãos em Cristo.

 

Betsaida era uma localidade de grande incredulidade, resistências ao Senhor, idolatria e muita obstinação. Estas caracteristicas podem ser vistas pela palavra em Mateus 11:21;  Marcos 6:45 e 49,  e João: 1:44 e 46. Com estes versículos, podemos entender que espirito predominava naquele lugar  manifestando-se no comportamento das pessoas que lá moravam.

Ao solicitarem a cura do cego, Jesus percebe imediatamente que o problema de cegueira daquele homem,  era justamente por frequentar aquela  aldeia. Por esta razão, Jesus o leva para fora da aldeia.  Lá fora  ocorre o milagre, porém, num primeiro instante, de forma parcial. Por que não o curou de uma só vez ? Porque ele ( o cego) precisava entender que era por influência do meio onde convivia que ele estava cego. Ao impor a segunda vez as  mãos e cuspindo-lhe nos olhos, o cego é totalmente curado. Porque Jesus cuspiu em seus olhos?

Cuspi é saliva, sem saliva a boca fica seca e nenhuma palavra é pronunciada, e Jesus não fez diferente com este cego, pôs-lhe a saliva nos olhos para lhe fazer entender  a necessidade de fluência da palavra e Deus em nossa vida.

Como sempre, insisto que a palavra é Espírito e vida, e se é Espírito é porque é espiritual, e se é vida, é porque é viva. o que quero compartilhar é o seguinte:

Será que não  estamos vivendo em alguma Betsaida espiritual?  Será que não estamos sofrendo influência do meio onde estamos vivendo e com isto nos afastando da essência de Cristo?

Quantos de nós já fomos mais espirituais do que somos hoje? Será que este decaimento de nossa visão espiritual não é fruto da influência de onde estamos vivendo? É claro que não estou falando de lugares físicos, mas sim da convivência com as pessoas. Será que ao invés de nós as contagiarmos com o carater de Cristo, não estamos sendo contagiadas com o carater de satanás?

 

Entendam irmãos, Aquele cego de Betsaida, não foi cego a vida toda, ele não nasceu cego, pois ao ser parcialmente curado, Jesus perguntou o que ele via, e ele respondeu que via os homens com que árvores que andavam, isto prova que ele não fora cego a vida toda, pois se o tivesse sido, seria incapaz de fazer qualquer comparação. Como compararia homens com árvores se jamais teria visto nem um nem outro? Ao estabelecer a comparação prova que em um dado momento de sua vida tivera visão.

 

E isto é o que acontece conosco espiritualmente, em um dado momento da vida cristã, tivemos visão, mas ao entrarmos em “aldeias”  nos deixamos influenciar e perdemos a visão de Cristo.

 

Aquele cego nem sequer morava lá, e isto é notório porque ao ser curado Jesus lhe ordena: vá para casa, e não entres na aldeia.

 

Como  não ir para casa, se ele morasse na aldeia? é claro que isto não era assim. Jesus sabia que aquele homem não morava lá por isto ordenou: “não entres na aldeia”, esta ordenança é como aquela que Jesus disse a mulher adúltera: “vá e não peques mais”, precisamos entender que o meio pode ser agente determinante de mudança de carater, basta não estarmos com os olhos fixos em Jesus.

 

Esta palavra é tremenda.

Como não vamos nos achar inclusos nela? 

Temos que vigiar muito para não deixarmos o meio onde vivemos influênciar nossa visão espiritual. As Betsaidas estão em todo o lugar, são elas: a escola, o trabalho, os amigos, as vezes os próprios parentes, ou mesmo um namorado ou namorada,( os jovens necessitam de muita atenção, pois o modelo de namoro do mundo pode prejudicar muito a vida de nossos adolecentes), se não estivermos verdadeiramente em Cristo, até pequenas causas na vida da igreja influenciam a visão espiritual das “ovelhas”. não se deixem enganar, Satanás é astuto, e pode trabalhar para destruir-nos mesmo dentro das muitas atividades na igreja, não são poucos os irmãos que se afastam da comunhão por desavenças entre si mesmos. Precisamos vigiar.

 

Anúncios

10 Respostas

  1. Que bom que recebestes a revelação sobre esse episódio e esteja compartilhando com a gente!
    Que o Espírito Santo continue lhe revelando a Verdade e você nos dê um pouco do seu entendimento!
    Verdade, precisamos vigiar…

  2. Muito bom ,espero que Deus te abençoe cada dia mais,agradeço a Deus por você compartilhar dessa mensagem, tenha estado um pouco longe de Deus e essa palavra esta me ajudando a refletir.

  3. Meu amado irmão concerteza esta palavra é insprirada pelo o Espirito vivificante, obrigado por se fazer vaso nas mãos do oleiro, Deus possa te usar mais e mais nas revelações de sua palavra, em no nome de Jesus Cristo, fica na Paz!

  4. querido amado irmão deus continui te abençoando muito bom gloria a Deus amem

  5. uma benção!!!!!!!!!!!!!!
    aprendi muito com essa palavra

  6. que o esprito santo te cubra sempre de benção e sabedoria

  7. Que Deus Te abençoe grandemente meu querido irmao.

  8. Á paz do Senhor,á alguns dias o Espirito Santo mim fez meditar nesta passagem também,fico feliz que Deus testifica através do Espirito Santo a sua revelação. Que Deus continuie te revelando os tesouros escondidos.Á paz do Senhor.

  9. Mateus 11-21 bate com o descrito. Mas as outras referencias falam sobre outros assuntos.
    Marcos 6- 41 e 49 fala de que Jesus iria partir para Betsaida, No 49 fala de que os discípulos pensavam que Ele era um fantasma ao andar sobre o mar.
    João 1-44 fala de Filipe,Andre e Pedro, era de Betsaida que encontrara com Natanael que o próprio Jesus o qualificou como um verdadeiro Israelita. porem as referencias bíblicas não batem com o comentário.

  10. muito boa reflexão..parabéns.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: