A Trindade


 

trindade460x351

Um dia destes alguém me perguntou: ” Como posso explicar a trindade de Deus para alguém que não crê nisto? e como posso explicar a diferença entre Deus, Jesus e o Espírito Santo?

De maneira sucinta e didática comecei assim: Pergunte a tal pessoa se ela sabe que tem um corpo, uma alma, e um espirito! Se ela disser que não sabe ou que não entende assim mostre Hebreus 4:12 (…“capaz de penetrar até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas…“), neste verso fica muito claro que temos uma alma, um espírito, e um corpo, ou seja, as juntas e medulas.

Antes de prosseguir, ainda quero dizer que Deus ao formar o homem tomou do pó da terra e  formou   um  corpo, nele  soprou  o  fôlego de vida, e  o  homem  tornou-se  alma  vivente ( Gênesis 2:7)!

Retomando, sigo minha explicação:

” O corpo é  o que se vê, como somos, altos, baixos, gordos, magros, loiros, morenos, feios ou bonitos (obrigado pela parte que me toca, rsss).

A alma é como a pessoa é no seu interior, ou seja, seus desejos, suas preferências, seus medos, seus valores, seu caráter, toda nossa capacidade cognitiva.

O espírito é o fôlego de vida que Deus nos deu, (Jó 32:8) e que pode a qualquer momento nos faltar, basta chegar a hora de qualquer um de nós, e este espírito volta a Deus que o deu ( Eclesiastes 12:7).

A Bíblia nos diz em Gênesis 1:26 “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança...”, Deus estava a falar entre Ele, o Espírito, e o Filho. Todos entendem perfeitamente. e é muitas vezes citado na Bíblia sobre o Espírito de Deus, ou seja, Deus tem um Espírito, e porque não teria um corpo? ou há alguma dúvida que o corpo de Jesus é e foi o corpo de Deus? Caso haja dúvidas confira  João 10:30 “Eu e o Pai somos um”, ou ainda, João 14:8-9 ” Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isto nos basta. Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo estou convosco e não me conheces Filipe? Quem me vê, vê o Pai. Como dizes tu: Mostra-nos o Pai?”

Portanto, dizer que Deus tem uma tríplice constituição não é nenhuma heresia, Deus nos fez conforme sua própria imagem e semelhança, ou seja, sendo ele trino, não haveríamos de ser diferentes.

Neste comparativo, podemos dizer que Deus é o equivalente a alma, pois dele é a vontade o querer e o realizar e todas as expressões de suas manifestações. Jesus é o corpo, ou seja, o constituinte que pôde ser visto enquanto esteve em carne entre nós. E o Espírito de Deus é o equivalente ao nosso espírito, ou seja, o fluir da vida.

Ainda em tempo, quero lembrar aos contrários a trindade, que os três são um e que um são três, o que quero dizer é que se você não aceita o que prego, continue acreditando e confiando em Deus da maneira que você crê, pois este post não quer combater ninguém, nem mesmo polemizar qualquer coisa que seja. Falo da Palavra de Deus e esta é  a mesma que Jesus diz em João 6: 63 “O espírito é  que vivifica, a carne para nada serve. As palavras que eu vos disse são espírito e vida”. 

Este artigo tem unicamente por objetivo ensinar aquilo que acredito, e isto é a Palavra de Deus! Deus abençoe tanto aos que creem quanto aos que não creem!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: